O União Brasil e o PP (Progressistas) se unem em uma federação partidária nesta terça-feira, 19. Pela manhã, os dois partidos fazem reuniões separadas e à tarde será realizada a primeira convenção oficial da Federação União Progressista (UPb).
Juntos, as duas legendas somam 109 deputados federais e 15 senadores. É a maior bancada da Câmara dos Deputados e uma das maiores do Senado Federal. No Amazonas, os dois partidos já atuam em união.
A Federação União Progressista (UPb) também registrou nas urnas 12.398 vereadores, 1.335 prefeitos, 186 deputados estaduais e quatro distritais. Conta, ainda, com seis governadores – entre eles o presidenciável Ronaldo Caiado (GO) -, quatro vice-governadores e 1.183 vice-prefeitos.
A condução da Federação será compartilhada entre o presidente do PP, senador Ciro Nogueira, e o presidente do União Brasil, Antônio Rueda.
Os dois partidos contam com quatro pastas na Esplanada dos Ministérios. Pelo União: Celso Sabino (Turismo), Waldez Góes (Integração Nacional) e Frederico de Siqueira (Comunicações); e pelo PP: André Fufuca (Esporte).
Apesar do tom oposicionista na criação da Federação, as siglas não devem fazer um desembarque imediato do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A aliança deverá autorizar que ministros continuem em seus cargos por enquanto. A maioria deverá se descompatibilizar em abril, porém, para a disputa de 2026.
Apesar do tom adotado recentemente sobre a postura do Brasil em relação à crise com os Estados Unidos, o presidente do União Brasil, Antonio Rueda, não defende abertamente, nos bastidores, a saída do União do governo.
Já Ciro Nogueira, presidente do PP, faz pressão para que o ministro André Fufuca renuncie ao cargo.
Aproximação com o PL
O lançamento oficial da federação União Progressista ocorre em meio a um período de estranhamento com governo. As críticas têm se voltado à conduta do presidente Lula sobre o tarifaço dos Estados Unidos e uma aproximação com o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Há pouco mais de duas semanas, o presidente convocou os ministros para uma reunião fechada, quando demonstrou desagrado com a postura de integrantes das legendas.
A CNN mostrou que, na sequência, Ciro e Rueda estiveram em conversa reservada com Valdemar Costa Neto, presidente do PL.
Da Redação com informações de CNN Brasil
Foto: Divulgação