fevereiro 21, 2026 11:11

Gestão de Araci Cunha entra na mira do TCE-AM após denúncias

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) apontou irregularidades na gestão da prefeita de Nova Olinda do Norte após denúncias de falta de transparência, nepotismo e irregularidades em dispensa de licitação.

A primeira denúncia foi apresentada pelo vereador Neto Salazar, em face da prefeita do município, por não fornecimento de informações de interesse da atividade parlamentar e controle externo municipal, em desacordo com a lei.

Por determinação da Corte, a prefeitura municipal deve atender os pedidos apresentados pelo denunciante a respeito da real situação da Secretaria de Assistência Social e Fundo de Assistência Social, no que diz respeito a extrato de contas, contratos de fornecimento, locação, administração de recursos do almoxarifado e situações gerais da administração da área.

Em outra representação, apresentada pela Secretaria-Geral de Controle Externo (Secex), Araci foi denunciada por irregularidades na realização de pregão presencial nº 001/2025-SRP/CMC/PMNOM. Foi apontada ausência de motivação técnica formalizada e de registro em áudio e vídeo da sessão, bem como insuficiência de publicidade no Portal da Transparência.

A prefeita Araci Cunha pagará o valor de R$ 14 mil em multa, no prazo de até 30 dias, pela prática de grave infração às normas legais e regulamentares, sendo determinado também que a prefeitura de Nova Olinda do Norte adote, preferencialmente, a modalidade de pregão eletrônico em seus certames, além de publicar integralmente os editais e anexos no Portal Municipal de Transparência.

Confira a decisão na íntegra:

TCE-Nova Olinda

 

Ludmila Dias, para o Portal O Poder

Foto: Divulgação

 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!