fevereiro 22, 2026 11:46

Após conversa com Trump, Lula diz que ‘começa outro momento’ nas negociações com os EUA

Nesta quinta-feira, 9, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Donald Trump foi “gentil” durante o telefonema entre os dois nesta semana. O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, também ligou para o chanceler Mauro Vieira, sua contraparte no Brasil na quarta-feira.

Lula disse que pediu a retirada da sobretaxa de 40% imposta pelos EUA sobre a compra de produtos brasileiros. “Eu falei pra ele o que precisava falar, que era para retirar a taxação dos produtos brasileiros, que ele tinha sido mal informado. Então agora começa outro momento”, contou.

Rubio foi escalado por Trump para ser o interlocutor da Casa Branca na negociação comercial com o Brasil, que tenta retirar a taxa sobre produtos brasileiros.

“Ainda ontem o Marco Rubio ligou para o Mauro Vieira. Talvez comece a ter conversa a partir de agora. E vamos ver se a gente começa a se acertar, porque o Brasil não quer briga com os Estados Unidos”, disse Lula em entrevista à Rádio Piatã FM, da Bahia.

Após a conversa entre Rubio e Mauro Vieira, é esperado também que o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, mantenha contato com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick. Ambos já conversaram algumas vezes em um contexto diferente do atual. Alckmin também poderá conversar com Rubio e com o representante de Comércio da Casa Branca, Jamieson Greer.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tentará se reunir com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent. Haddad estará em Washington na próxima semana, para reuniões do G20 (grupo formado pelas principais economias do mundo), do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

 

Com informações de O Globo

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!