dezembro 17, 2025 17:39

Prefeito de Canutama é multado pelo TCE-AM por não pagamento de pensões

O prefeito de Canutama, José Roberto Torres de Pontes, o Zé Roberto (União), foi multado pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), por não quitação de parcelas dos acordos firmados com o fundo de aposentadoria e pensões do município.

A representação foi apresentada pela Secretaria-Geral de Controle Externo (Secex) e preencheu os requisitos de admissibilidade. O pedido foi julgado como procedente pela Corte de Contas, que por unanimidade seguiu o voto do conselheiro relator.

O Ministério Público de Contas (MPC) também conheceu a representação e julgou procedente, acompanhando o voto da Corte. Segundo a decisão, o prefeito deixou de adimplir as parcelas dos acordos de parcelamento firmados com o Fundo de Aposentadoria e Pensões do Município (FAPEMUC).

A situação comprometeu o equilíbrio financeiro e atuarial do regime próprio de Previdência Social da prefeitura. O prefeito recebeu multa de R$ 13.654,39 por conta da irregularidade, e esse valor deve ser pago em até 90 dias.

O TCE concedeu o prazo de 90 dias para que a prefeitura de Canutama encaminhe os relatórios demonstrando providências adotadas para solucionar a não efetuação dos repasses devidos aos acordos de parcelamento.

Confira a decisão do TCE-AM:

 

Ludmila Dias, para o Portal O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

AC: 2ª Turma do STF tem maioria para anular provas contra Gladson Camelí em inquérito sobre corrupção

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta quarta-feira, 17, maioria de votos para anular parte das...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!