Na última quinta-feira, 13, uma caçamba da prefeitura de Ipixuna foi vista atuando em obra privada. Segundo moradores que registraram o momento, o imóvel tem por proprietário Cesar Augusto, pai da prefeita Paula Augusta (PSDB).
Conforme a denúncia encaminhada à redação do Portal O Poder, é possível observar a caçamba da frota municipal com a escrita ‘PAC 2’, recebendo resíduos da obra realizada em propriedade particular.
Vale ressaltar que a prática da utilização de recursos públicos para fins privados é vedada, sendo considerada uso indevido do patrimônio. O caso apresenta indícios de improbidade administrativa, promovendo exclusividade e favorecimento a pessoas ligadas a prefeita.
Falta de infraestrutura
As ruas do município têm demonstrado certo abandono por parte da prefeitura. Moradores reclamam da falta de infraestrutura para realizar trajetos importantes, como, por exemplo, possibilitar que os alunos cheguem às escolas sem precisar empurrar o micro-ônibus, que fica no atoleiro por falta de asfaltamento.
No mesmo dia, na quinta-feira, 13, em que o maquinário municipal era utilizado para atender as necessidades o pai da gestora, em outro bairro, alunos tentavam desatolar um ônibus escolar sem qualquer apoio ou suporte da prefeitura.
Em um dos vídeos encaminhados, os alunos se arriscam tentando empurrar o ônibus que atola em um trecho intrafegável e completamente sem asfalto. Para os alunos restam os sapatos sujos de barro, por omissão de uma gestão que privilegia os próprios familiares.
Prefeita na mira do MPAM
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) instaurou procedimento administrativo, no mês de outubro, contra a prefeitura de Ipixuna por omissão de informações e não cumprimento integral das adequações no Portal da Transparência nas licitações de 2025.
A contínua omissão viola o princípio da publicidade e pode gerar responsabilização pessoal do gestor público. Essa é somente uma dentre outras irregularidades encontradas na gestão de Paula Augusta.
Da Redação
Fotos e vídeos: Divulgação


