O Ministério da Justiça e Segurança Pública oficializou a troca de comando na Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas. A mudança foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) de quinta-feira, 27.
Por meio das portarias nº 1.748/2025 e nº 1749/2025, o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto, dispensou o delegado João Paulo Garrido Pimentel da função de Superintendente Regional da PF no estado e designou a delegada amazonense Danielle de Meneses Oliveira Mady para assumir o cargo.
A nomeação e a dispensa foram assinadas com base na competência prevista no art. 3º, inciso I, da Portaria nº 665, de 24 de junho de 2024.
Segunda mulher no comando da PF
Danielle estava exercendo o cargo de Delegada Regional Executiva em Brasília, a decisão de colocá-la na PF teria sido do diretor geral da PF, Andrei Rodrigues. A amazonense é a segunda mulher a comandar a Polícia Federal no estado, primeira foi a paraense Maria das Graças Malheiros, há duas décadas.
Investigação
A mudança acontece em meio ao Inquérito Civil do Ministério Público Federal (MPF) que investiga irregularidades administrativas e funcionais cometidas pela PF em processos de crimes de extração ilegal de minérios, usurpação de bens da União e delitos conexos na Amazônia Ocidental.
O MPF apontou falhas sistêmicas e reiteradas nos procedimentos policiais sob acompanhamento do órgão, indicando uma deficiência estrutural na gestão dos procedimentos investigativos da PF na Amazônia Ocidental, bem como uma possível resistência institucional que demanda apuração mais profunda.
Da Redação
Foto: Divulgação

