fevereiro 22, 2026 05:05

Yara Lins toma posse para terceiro mandato e marca capítulo inédito na história do TCE-AM

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) realizou, na manhã desta segunda-feira, 1º, a Sessão Solene de Posse do novo Corpo Diretivo para o biênio 2026/2028. A cerimônia ocorreu no auditório da Corte de Contas.

Na solenidade, a conselheira Yara Amazônia Lins Rodrigues foi reconduzida à presidência do Tribunal, consolidando um momento histórico para a instituição já que, pela primeira vez, um conselheiro assumiu o comando do TCE-AM por três mandatos.

Também foram empossados os conselheiros Josué Cláudio de Souza Neto (vice-presidente), Luis Fabian Pereira Barbosa (corregedor-geral), Mario Manoel Coelho de Mello (ouvidor) e Júlio Assis Corrêa Pinheiro (coordenador-geral da Escola de Contas Públicas), que compõem o corpo diretivo responsável pela gestão no biênio 2026/2027.

Emoção e compromisso renovado

À imprensa, Yara Lins destacou a emoção diante da recondução ao cargo e afirmou seu compromisso com o fortalecimento da Corte.

“Eu me sinto profundamente emocionada por este momento histórico. Agradeço meus pares por mais uma vez, pela terceira vez, assumir a presidência do Tribunal de Contas do Amazonas. E essa missão grandiosa a mim, enviada, eu aceito com muita responsabilidade, com humildade, agradecendo a Deus. E farei [o possível] para a credibilidade do nosso Tribunal e do nosso Estado”, afirmou.

A presidente também reforçou a importância da representatividade feminina e da igualdade no ambiente institucional. Na sua gestão, todas terão um espaço igualitária.

Transparência, educação e presença institucional

Em sua fala, Yara Lins ressaltou o papel estratégico da comunicação e da Escola de Contas para ampliar o alcance pedagógico do Tribunal e reforçar a transparência. A conselheira também apresentou as prioridades da sua gestão e a importância de equilibrar rigor na fiscalização com orientação técnica aos gestores públicos.

“As prioridades [na minha gestão] são celeridade e transparência, e cada vez mais o Tribunal vai ser presente nas ações, dando toda ênfase no cumprimento das responsabilidades constitucionais. A gente sempre procura superar na fiscalização, na rigidez, mas antes vamos fazer no Caráter Pedagógico, juntamente com a Escola de Contas, para cobrarmos, efetivamente, a responsabilidade na aplicação do dinheiro público.”

Encerrando sua fala, a presidente reafirmou o compromisso de aprimorar continuamente o trabalho do TCE-AM.

“Vamos aprimorar mais ainda o nosso mandato na celeridade, na transparência e no rigor das administrações públicas, no geral, municípios e capital com relação à aplicação do dinheiro público”, finalizou.

Estiveram presentes na cerimônia o governador do Estado, Wilson Lima, o vice Tadeu de Souza; o prefeito de Manaus, David Almeida, o vice Renato Júnior; o senador Omar Aziz, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade, e demais autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de servidores, familiares e convidados.

Da Redação 
Foto: YouTube/TCE-AM

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!