fevereiro 20, 2026 20:59

OAB-AM deve indicar primeira advogada para o Quinto Constitucional

As votações para definir a lista sêxtupla para o Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça do Estado (TJAM) estão marcadas para o dia 19 de dezembro, na sexta-feira da semana que vem. Dos 17 advogados disputando o processo seletivo da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), oito são mulheres.

As candidatas são Adriane Magalhães, Carmem Romero, Caroline Frota, Catharina Estrella, Elaine Benayon, Gisele Falcone, Grace Benayon e Laura Lucas. E os candidatos são Aniello Aufiero, Carlos Alberto, Eugênio Gomes, Fábio Agustinho, Ivan Cardoso, João Tolentino, Marco Choy, Hamilton Lucena e Carlos Bittencourt.

A lista sêxtupla será definida da seguinte forma: a advocacia vota primeiro nas mulheres, depois nos homens; cada eleitor pode escolher três candidatas e três candidatos. Os seis nomes escolhidos após a votação seguem para o TJAM, onde será definida a lista tríplice que será encaminhada ao governador do Estado para definir quem deve assumir o cargo de desembargador.

Há expectativas de que o próximo postulante ao cargo seja uma mulher. Observando o histórico de escolha em anos anteriores, desde os anos 2000, somente homens estiveram no cargo destinado ao Quinto Constitucional.

Presença feminina fortalecida nos tribunais

A presença feminina em altos cargos dos tribunais do Amazonas tem crescido nos últimos anos. Atualmente, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) está sob o comando da desembargadora Carla Reis e da vice-presidente Nélia Caminha. Sendo a primeira vez que os cargos foram preenchidos por mulheres neste local.

Um destaque na Corte Eleitoral: dos sete membros, 4 são mulheres. Sem contar com as suplentes das vagas, que em sua grande maioria são mulheres e contabilizam quatro, um marco histórico para o TRE-AM. Outra Corte que ganha destaque por ter uma mulher na presidência é o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), com a conselheira Yara Amazônia Lins Rodrigues, a única mulher no pleno.

 

Ludmila Dias, para o Portal O Poder

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!