dezembro 16, 2025 17:16

Corregedoria Nacional realiza inspeção extraordinária no MPAM

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio da Corregedoria Nacional, determinou a instauração de inspeção extraordinária no Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM). A Portaria CNMP-CN/COCI nº 84 foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 16.

De acordo com o ato, a inspeção tem como objetivo apurar os fatos descritos na Decisão nº 001/2025/NAD/COCI/CN, proferida nos autos da Inspeção Extraordinária nº 31/2017. Os trabalhos presenciais iniciaram na última segunda-feira, 15 e se estende até a próxima quinta, 18.

A portaria destaca que a atuação da Corregedoria Nacional do Ministério Público está amparada na Constituição Federal e no Regimento Interno do CNMP, que conferem ao órgão competência para realizar inspeções, correições, sindicâncias, além de receber reclamações, representações e denúncias relativas à atuação de membros do Ministério Público e de seus serviços auxiliares.

Segundo o texto, a inspeção também visa verificar o funcionamento e a regularidade das atividades desenvolvidas pelo Ministério Público, bem como orientar e buscar o aprimoramento institucional, em consonância com o princípio constitucional da eficiência na Administração Pública.

Equipe

Para coordenar os trabalhos foram designados:

  • Maurício Coentro Pais de Melo, Procurador Regional do Trabalho e Chefe de Gabinete da Corregedoria Nacional;
  • Saulo Jerônimo Leite Barbosa de Almeida, Promotor de Justiça e Coordenador-Geral da Corregedoria Nacional;
  • Karina Soares Rocha, Promotora de Justiça e Coordenadora da Coordenadoria de Correições e Inspeções;
  • Vera Leilane Mota Alves de Souza, Promotora de Justiça e Coordenadora Substituta da Coordenadoria de Correições e Inspeções.

Também integram a equipe os Membros Auxiliares da Corregedoria Nacional, Carlos Eduardo de Azevedo Lima e Rafael Schwez Kurkowski, além da servidora do CNMP Samarina Soares de Sá, todos com poderes delegados para a realização dos atos necessários ao desenvolvimento da inspeção.

A portaria determina ainda que o Procurador-Geral de Justiça e o Corregedor-Geral do Ministério Público do Estado do Amazonas sejam formalmente comunicados sobre a inspeção.

O ato é assinado pelo Corregedor Nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias da Costa.

Portaria

 

Da Redação 
Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

Itamarati, Japurá e Atalaia do Norte são os grandes da alfabetização 2025

Dos 13 municípios do Amazonas menores em população, três figuram entre as cidades com os maiores índices de alfabetização...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!