fevereiro 21, 2026 15:56

Lei de Roberto Cidade incentiva inovação, qualificação de jovens e geração de oportunidades no interior do AM

Com foco na qualificação profissional dos jovens e na geração de oportunidades além da capital, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), é autor da Lei nº 7.725/2025, que estabelece diretrizes para a criação de Centros de Inovação e Empreendedorismo no interior do Estado. A iniciativa busca fortalecer a economia regional, estimular o empreendedorismo e impulsionar o desenvolvimento sustentável nos municípios do Amazonas.

“Precisamos criar e fortalecer os meios para que o empreendedorismo seja, de fato, uma realidade em todo o Amazonas. Enquanto na capital os centros de inovação e empreendedorismo já estão mais estabelecidos, o interior ainda exige maior atenção. Se oferecermos as condições adequadas, em pouco tempo veremos o fortalecimento do empreendedorismo e, como resultado, uma economia estadual mais sólida e dinâmica”, afirmou.

A Lei busca interiorizar políticas públicas voltadas à inovação tecnológica e ao estímulo ao empreendedorismo, por meio da criação de uma rede estratégica de apoio à formação profissional, à geração de renda e à criação de negócios sustentáveis, alinhados às potencialidades de cada região.

Conforme a proposta de Cidade, os Centros de Inovação deverão incentivar a implantação de hubs tecnológicos em cidades-polo do interior, promover parcerias entre o poder público, a iniciativa privada, universidades e organizações sociais, além de fomentar negócios inovadores com foco em áreas como biotecnologia, agroflorestal, turismo e economia digital.

A lei também prevê ações de capacitação técnica e empreendedora, como cursos, workshops e treinamentos voltados a jovens e adultos, além do acesso a ferramentas tecnológicas essenciais, como internet de alta velocidade, espaços de coworking e laboratórios de inovação, ampliando as oportunidades de desenvolvimento profissional e econômico no interior do Estado.

A medida contempla ainda o fortalecimento da economia criativa e digital, com iniciativas que promovam a inclusão social e o desenvolvimento das comunidades. A coordenação e a supervisão dos Centros de Inovação e Empreendedorismo ficarão sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).

 

Da Redação, com informações da Aleam
Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!