A Federação Amazonense de Futebol (FAF) realizou a eleição para a presidência da entidade e reconduziu, por unanimidade, Ednailson Rozenha ao comando da federação. O dirigente recebeu, na terça-feira,13, 100% dos votos dos representantes de ligas e clubes filiados e seguirá à frente da FAF até 2030.
Atual vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rozenha teve a gestão amplamente respaldada pelo colégio eleitoral, que reconheceu os avanços obtidos nos últimos anos no futebol amazonense.
O processo eleitoral contou com a participação de dirigentes de clubes profissionais, amadores e representantes de ligas. A gestão tem sido marcada pela modernização de processos, maior transparência e fortalecimento institucional.
Desde que assumiu a presidência, Rozenha promoveu mudanças internas, ampliou o diálogo com clubes e ligas e reposicionou a FAF no cenário esportivo nacional. Entre as ações estão o fortalecimento das competições estaduais, o aprimoramento da arbitragem, a modernização administrativa e a recuperação da credibilidade da entidade.
Outro ponto de destaque da atual gestão é o incentivo ao futebol feminino, tratado como prioridade estratégica, com apoio à criação e manutenção de competições e estímulo à participação das mulheres em diferentes áreas do futebol. A FAF também intensificou investimentos no futebol de base, ampliando projetos voltados a crianças e adolescentes como ferramenta de formação esportiva e social.
Com a recondução até 2030, a expectativa é de continuidade e ampliação dos projetos estruturantes, com foco no desenvolvimento sustentável, inclusivo e organizado do futebol amazonense, beneficiando clubes, atletas, dirigentes e a comunidade esportiva do estado.
Valorização do esporte no interior
Um dos principais destaques deste pleito foi a eleição de um representante do interior para o cargo de vice-presidente da FAF, o que reforça a descentralização e inclusão no futebol amazonense. Fábio Soares Bastos, do município de Anori, celebrou o resultado e ressaltou que a conquista simboliza a valorização das ligas do interior, fortalecidas durante a gestão do presidente Ednailson Rozenha.
Em declaração, Fábio agradeceu a Deus pela oportunidade e destacou o respeito da atual presidência com o município de Anori, que passa a ocupar espaço de destaque na diretoria da federação. Ele também agradeceu o apoio de lideranças políticas locais, dirigentes esportivos, empresários e presidentes de clubes filiados, além de reconhecer a indicação do seu nome para compor a chapa.
“Sinto-me honrado. Isso mostra que o nosso trabalho na Liga Desportiva de Anori está no rumo certo”, afirmou.
Segundo o novo vice-presidente, o momento é de união e fortalecimento das ligas do interior.
“Temos nossas ligas mais unidas do que nunca. Estamos em um processo crescente, onde todas as ligas do interior foram valorizadas na gestão do presidente Rozenha”, completou.
Da Redação
Foto: Divulgação

