As escadarias da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), da Câmara Municipal de Manaus (CMM) e do Congresso Nacional voltam a ficar movimentadas nesta semana. Mas, para além dos discursos de boas-vindas e das pautas de início de ano, o que se ouve nos corredores é um só assunto: o tabuleiro de 2026.
Com a abertura dos trabalhos legislativos, a “dança das cadeiras” oficializou sua largada. O cenário deve ser de pura movimentação, com vereadores ensaiando discursos para um alcance estadual, buscando converter a visibilidade da capital em votos para tentar uma vaga de Deputado Estadual ou até arriscar um voo rumo à Câmara Federal, em Brasília. Na Aleam,o jogo é de consolidação e expansão. Enquanto alguns parlamentares buscam o fortalecimento para a reeleição, outros miram o Congresso Nacional, de olho nas verbas federais e no prestígio da capital federal.
Além desses, há o movimento para a reeleição na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. O Executivo, seja municipal ou estadual, também se movimenta. Secretários e gestores buscam retornar para as Casas Legislativas para construir viabilidade eleitoral.
Entre um cafezinho e as pautas de votação, a estratégia é clara: usar o palco das Casas neste semestre para pavimentar o caminho das urnas. Para o eleitor, resta observar quem vai focar nos projetos de lei e quem vai usar a tribuna apenas como trampolim.
A temporada de caça ao voto começou, e o plenário é o primeiro campo de batalha.
Da Redação


