A Marquise Ambiental recebeu na manhã desta quinta-feira, 9, representantes da Câmara Municipal de Manaus para conhecerem de perto o trabalho que vem sendo realizado na construção do seu Centro de Tratamento e Transformação de Resíduos (CTTR). A comitiva, liderada pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância permanente da Amazônia, vereador Kennedy Marques, teve a oportunidade de esclarecer suas dúvidas sobre o empreendimento, que segue as mais modernas exigências internacionais de funcionamento e dispõe de soluções baseadas na sustentabilidade.
Participaram do encontro os vereadores Kennedy Marques, Alonso Oliveira, Dione Carvalho, Wallace Oliveira, Lissandro Breval, servidores da Casa, além do biólogo Daniel Santos e da engenheira ambiental Delma Macedo Brasil. Durante a visita, foram apresentadas informações institucionais sobre o Grupo Marquise, do qual a Marquise Ambiental faz parte, além de projetos da empresa em outros estados como a GNR Fortaleza, equipamento semelhante ao que está sendo desenvolvido em Manaus.
O grupo teve a oportunidade de visitar a construção das instalações do CTTR que está, desde a sua concepção, baseado em três pilares: a mais alta tecnologia para tratamento de resíduos; transformação e reaproveitamento dos resíduos e, por fim, um rigoroso processo de monitoramento do meio ambiente que passa pela proteção total da fauna e da flora locais.
O Centro de Tratamento e Transformação de Resíduos Manaus está sendo construído em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e conta, por exemplo, com uma estação de tratamento de chorume por meio de osmose reversa (além do tradicional), tecnologia de última geração para impermeabilização do solo, sistema de drenagem e captação de chorume, biogás e águas pluviais, aproveitamento de crédito de carbono, entre outras inovações.
“Estamos muito felizes em poder mostrar nosso trabalho. Temos orgulho de compartilhar nossas iniciativas e o cuidado que temos com o meio ambiente. Estamos na Amazônia, uma região que recebe a atenção de todo o mundo. Queremos que esse equipamento, o primeiro do estado, seja visto como referência internacional”, afirmou durante a visita Thiago Levy, diretor da Marquise Ambiental.
Da Redação com informações da assessoria de imprensa
Foto: Divulgação