setembro 8, 2025 19:19

Funai diz que existem indígenas isolados no Campo de Azulão, Eneva contesta dados

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), apontou uma “grande possibilidade” de presença de indígenas isolados em área com exploração de gás na região de Itapiranga (AM), a 300 km de Manaus. A afirmação foi feita em um ofício enviado ao MPF (Ministério Público Federal) no Amazonas, que alertou para o “grave e iminente risco à vida de povos isolados” em razão do empreendimento.

Diante do risco, o MPF solicitou uma “urgente intervenção judicial”. Os documentos da Funai e do MPF foram elaborados no último dia 1º.

A exploração de gás no Campo Azulão, em Itapiranga e Silves (AM), é realizada pela empresa Eneva. O gás é transportado para uma termelétrica em Roraima, responsável por 50% da geração de energia elétrica no estado, de acordo com a companhia.

Em nota, a Eneva afirmou que não foram identificadas comunidades indígenas ou quilombolas na área, com base nos registros da Funai e do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). A empresa também destacou que não há previsão legal para a realização de estudos indígenas ou quilombolas.

A assessoria da Eneva enviou uma análise cartográfica da Funai, realizada em 2023, que mostra a Terra Indígena Paraná do Arauató, dos muras, no rio Amazonas, como a mais próxima do Campo Azulão, a uma distância de 27,85 km. Essa área já está demarcada. Outra área indígena, sem demarcação, está a 26,51 km do empreendimento, de acordo com o documento.

A Eneva afirmou que sempre utiliza as bases oficiais e que, caso surjam informações novas, busca manter um diálogo para minimizar os impactos.

Para a realização do empreendimento, a Eneva, que tem BTG Pactual, Cambuhy, Dynamo, Atmos e Partners Alpha em sua estrutura societária, buscou o órgão ambiental do estado.

Da Redação, com informações Koka

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Clínica dentária expande com técnica de implante menos agressiva

Uma técnica de implante dentário desenvolvida em Manaus tem chamado atenção por realizar um procedimento menos agressivo do que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!