novembro 23, 2024 17:40

ESPECIAL: 16 municípios do Amazonas não têm mulheres concorrendo às prefeituras

Faltando 15 dias para a eleição em 1º turno, os números apresentados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram 16 municípios do Amazonas sem candidatas mulheres concorrendo a cargos Executivos. Para os Legislativos municipais, a média de candidatas é de 33,3%.

Prefeitura

Ao todo, 84 mulheres correm por algumas das 124 cadeiras (prefeita e vice) disponíveis nos 62 municípios amazonenses. Uma em cada 3 são candidatas ao cargo titular da prefeitura. Ao todo, são 23 mulheres concorrendo ao título de prefeita e 61 pelo cargo de vice. Em números absolutos, a corrida pelo cargo de vice tem 265% mais candidatas que para prefeita.

Se isolada a corrida pelo cargo de titular na prefeitura, veremos as 23 candidatas espalhadas em apenas 21 municípios do Estado. Coincidência de números mas não na lista de cidades, também são 41 municípios que não têm mulheres concorrendo ao cargo de vice-prefeitas. 

30% no Legislativo

Mesmo com as mudanças jurídicas para garantir 30% de candidatas mulheres disputando cargos de vereador nas Câmaras municipais, em 4 municípios ainda apresentam valores proporcionais menores do que o exigido. São eles: Autazes (29,8%), Manaus (29,6%) Atalaia do Norte (29,3%) e Manacapuru (28,9%).

As candidaturas continuam em análise até o dia do pleito para se confirmar se não houve casos de candidatura falsa apenas para preencher cota. Caso haja desproporção, cabe ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) acionar os partidos para resolver a questão.

Uma resolução editada pelo TSE no fim de dezembro de 2019 e baseada na Lei das Eleições, de 1997, se antes de 15 de novembro ficar comprovado que há fraude, toda a chapa e consequentes candidaturas do partido pode ser cancelada. 

Mulheres em Alta

Por outro lado, os municípios que se destacam com maior participação feminina são: Presidente Figueiredo (38,2%), Itamarati (37,7%); Juruá (37,3%), Barcelos (37,1%) e Codajás (37,1%).

Maiores distritos eleitorais do Estado, outros municípios se destacam pela presença feminina em números absolutos de candidatas. Em Manaus são 418 candidatas, e em Itacoatiara 126.

Já em Presidente Figueiredo, 119 mulheres concorrem, e em Parintins 103. Completando o ranking das 8 maiores números de candidatas temos: Manacapuru(94), Iranduba (93), Tabatinga (78) e Tefé (72).

 

 

Sharon Marques, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!