setembro 8, 2025 14:45

Ao apagar das luzes, Glênio Seixas quer autorização para emprestar R$ 15 milhões

O prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas, quer autorização para emprestar R$ 15 milhões. A solicitação foi feita à Câmara Municipal, às vésperas do fim do mandato.

No documento, Seixas pede urgência na análise do pedido por tratar-se de “relevante interesse público”. O montante irá custear a infraestrutura viária, mobilidade, eficiência energética, além da modernização da gestão.

“Para tanto, saiba que o Banco do Brasil disponibiliza o Programa Eficiência Municipal, uma nova solução de crédito para o setor público. A linha permite o financiamento de projetos para cinco áreas essenciais da administração pública: saúde, educação, modernização da gestão e infraestrutura viária. A iniciativa permite a contratação com os Municípios e foi viabilizada pela Resolução do Conselho Monetário Nacional nº 4.995, de 24/03/2022, com taxas bancárias compatíveis com aquelas praticadas pelo mercado financeiro nacional”, diz trecho do documento.

TCE-AM de olho

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) vem observando e atuando nos atos dos executivos municipais. Os empréstimos são, nitidamente, para uso eleitoral e podem interferir no pleito.

O prefeito de Manicoré, Lúcio Flávio, também fez solicitação de empréstimo. Por sua vez, o TCE-AM acatou denúncia com pedido de Medida Cautelar de suspensão interposto por Efraim da Silva Lagos, em face da contratação de operação de crédito junto a Caixa Econômica Federal (CEF), no âmbito do programa Finisa, realizado pela Prefeitura de Manicoré.

De acordo com o tribunal, por tratar-se de ano eleitoral, algumas condutas são vedadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), visto podem interferir na lisura e no equilíbrio das eleições, afetando a igualdade de oportunidades entre os candidatos.

 

 

Da Redação

Ilustração: Neto Ribeiro

Últimas Notícias

Clínica dentária expande com técnica de implante menos agressiva

Uma técnica de implante dentário desenvolvida em Manaus tem chamado atenção por realizar um procedimento menos agressivo do que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!