novembro 24, 2024 12:12

Dois novos cursos de doutorado são aprovados na UEA

Em uma conquista histórica e que contribuirá para a formação científica e humana na região, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) anuncia avanços significativos voltados à pós-graduação no estado: dois cursos de doutorado foram aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Serão criados o primeiro doutorado profissional de Enfermagem em Saúde Pública da região Norte e o doutorado acadêmico de Educação em Ciências na Amazônia, primeiro na área do ensino no Amazonas.

O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, enfatiza que a universidade está comprometida com a valorização do conhecimento no estado. “Investimos muito no fortalecimento da educação, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Hoje, conseguimos dar mais um passo importante para a realização dos sonhos de nossos docentes e discentes, especialmente das áreas contempladas. É o momento de celebrar e colher os frutos que são resultado de muito trabalho”, afirmou o reitor.

Produção científica fortalecida

A UEA protagoniza uma conquista histórica, atendendo uma demanda social da região Norte por meio do pioneiro doutorado de Enfermagem em Saúde Pública. É o que explica a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem em Saúde Pública (ProEnSP), Prof.ª Dra. Amélia Sicsú. “É a oportunidade de avançar na formação e no desenvolvimento acadêmico e profissional de enfermeiros na região amazônica.”

Segundo ela, o curso de doutorado incentiva a pesquisa de alto nível, resultando em uma maior produção de conhecimento científico e de tecnologias aderentes à realidade regional. “Isso não apenas enriquece o acervo acadêmico da instituição mas, também, contribui para a disseminação de boas práticas em Enfermagem e saúde pública, beneficiando a comunidade acadêmica e a sociedade em geral”, explicou a coordenadora.

O curso de doutorado do ProEnSP terá como área de concentração “Práticas de Enfermagem em Saúde Pública na Amazônia”, que abrange estudos relacionados ao processo saúde-doença-cuidado, além de ter como enfoque a inovação tecnológica para o cuidado individual e coletivo. O doutorado estrutura-se em duas linhas pesquisa: “Tecnologias de cuidado e de gestão em Enfermagem e saúde” e “Tecnologias sociais e educativas como instrumentos para promoção de saúde”.

Segundo a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências na Amazônia (PPGEC), Prof.ª Dra. Caroline Barroncas, a universidade vem colaborando com a formação de mestres na área do ensino há muito tempo e, agora, com a oferta do doutorado, a qualificação dos docentes será ainda mais fortalecida.

“Este é o primeiro doutorado acadêmico na área do ensino no Amazonas e o terceiro na região Norte. Nosso foco é formar docentes pesquisadores para construir e disseminar conhecimentos na área do ensino, em particular sobre o ambiente e as sociedades amazônicas, contribuindo para a excelência da docência, da pesquisa e do impacto social”, completou a coordenadora.

O doutorado de Educação em Ciências da Amazônia tem como área de concentração “Educação em Ciências e Ensino na Amazônia” e apresenta as seguintes linhas de pesquisa: “Ensino de ciências: currículo, cognição e formação de professores” e “Ensino de ciências: epistemologias, espaços não formais e divulgação científica”.

Durante a avaliação das propostas, a Capes analisa a produção acadêmica dos professores, o projeto pedagógico do curso, além de outros aspectos que envolvem a infraestrutura e adequação do curso ao desenvolvimento regional e nacional. Esse processo é submetido e acompanhado por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp).

Série de avanços

Ao longo de 2023, a UEA aprovou, junto à Capes, cinco novos cursos de pós-graduação: doutorado em Letras e Artes, doutorado em Direito Ambiental, mestrado em Música, mestrado em Engenharia Elétrica e mestrado acadêmico em Geografia. Na época, a aprovação simbolizou uma ampliação, em 30%, da oferta de cursos no âmbito da pós-graduação. A partir das novas conquistas em 2024, a universidade passará a contar com 23 cursos de mestrado, 10 de doutorado, além de 200 cursos de especialização.

 

 

Com informações da assessoria

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!