setembro 19, 2024 14:39

TRE indefere quase 8% das candidaturas no Amazonas

O prazo para partidos, federações e coligações pedirem substituição de candidatura encerrou ontem, 16. O período serviu para possibilitar a substituição de candidatos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

No Amazonas, 8.103 candidaturas foram julgadas, mas apenas 92,25% tiveram o deferimento, com 7.477 concorrentes aptos para as eleições municipais. Os registros indeferidos neste pleito foram de, aproximadamente, 7,75%, representando 626 nomes.

Candidaturas indeferidas em prazo recursal ou com recursos, como foi o caso de Wanderlan Sampaio, em Autazes, que teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), foram 260, o equivalente a 3,21% dos candidatos inscritos. Candidaturas indeferidas foram 138, representando 1,7% dos solicitantes.

O motivo dos indeferimentos é variado. No topo está a ausência de quitação eleitoral, que é a prestação de contas dos candidatos que concorreram na eleição passada, mas que, por algum motivo, não regularizaram as contas. Ao todo, foram 149, representando 33,04% das contas julgadas.

A ausência de condição de elegibilidade fica em segundo lugar, com 134 candidatos. O desatendimento ao requisito formal tem 17,96%, com 81 candidatos ao todo. Já os casos de inelegibilidade infraconstitucional ficam com 8,65%, totalizando 39 candidatos.

Houve 161 renúncias, 41 candidaturas estão pendentes de julgamento, 26 foram deferidas com recurso e duas aguardam julgamento. Esses dados são disponibilizados no Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

 

Ludmila Dias, para portal O Poder

Imagens: Divulgação

Últimas Notícias

UOL revela novo esquema milionário da noiva de David Almeida

A empresa da estudante de medicina Izabelle Fontenelle, noiva do prefeito de Manaus e candidato à reeleição, David Almeida...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!