Após decisão do Superior Tribunal Federal (STF) de suspender a reeleição do deputado Roberto Cidade (União Brasil) para a presidência na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o político recebeu apoio de seus colegas. A decisão de suspender a reeleição veio do ministro Cristiano Zanin, na noite de segunda-feira, 28.
Na sessão desta terça-feira, 29, Cidade afirmou que irá se candidatar novamente para a presidência da casa referente ao biênio 2025-2026. Também comentou sobre outras 14 Assembleias Legislativas do Brasil terem feito a eleição de maneira antecipada, citando a votação realizada em Sergipe e que foi realizada recentemente definindo a Mesa Diretora.
Roberto Cidade recebeu apoio em sessão da Aleam
O deputado Abdala Fraxe (Avante) comentou sobre o atual presidente da Aleam, “Vossa Excelência tem nesta Casa um respeito enorme dos 24 deputados”. O deputado Cabo Maciel (PL) afirmou que Cidade “é um excelente presidente nesta Casa (Aleam), quero que Vossa excelência conte com o meu voto”. O deputado Sinésio Campos (PT) declarou que o parlamentar “sabe conduzir com maestria e com espírito democrático todos aqui de forma distinta”. O deputado Thiago Abrahim (União Brasil) declarou que Roberto Cidade, “pode contar quantas vezes Vossa Excelência vier candidato, conte com o nosso apoio”.
A deputada Alessandra Campêlo (Podemos) reafirmou que “se tivermos que realizar uma nova eleição, o senhor conta com o meu voto”, e ainda relembrou que a Procuradoria da Mulher no Amazonas é a mais atuante do Brasil e isso se deve por conta da Aleam. A deputada certificou que Roberto Cidade nunca negou ajuda política ou estrutural para que a Procuradoria da Mulher funcione.
O deputado Dr Gomes (Podemos) confirmou seu apoio para o presidente da Aleam, “pode contar comigo, também, assim como os demais deputados”. O deputado do partido PRD, Felipe Souza, reiterou a fala dos colegas e afirmou: “Pode contar com o meu apoio incondicional, conte com o voto do deputado Felipe Souza quantas vezes vossa excelência for candidato à presidência dessa casa”.
Ludmila Dias, para Portal O Poder
Foto: Divulgação