julho 18, 2025 13:19

Demarcação de terras indígenas em Autazes, Careiro e Calha do Purus será monitorada pelo MPF

O Ministério Público Federal (MPF) vai acompanhar processos de demarcação de terras indígenas em diferentes regiões do Amazonas. As portarias nº 52 e nº 53/2025, assinadas pelo procurador da República, Eduardo Jesus Sanches, foram publicadas no Diário Eletrônico desta sexta-feira, 30.

De acordo com a Portaria nº 52, o MPF vai acompanhar o andamento do processo de demarcação de terras indígenas em estágio de qualificação nos municípios de Autazes e Careiro. Já a Portaria nº 53 trata da supervisão do processo de demarcação das terras indígenas Kaninari Itixi e Itixi Vinixi, localizadas na calha do Rio Purus. Um dos argumentos que baseiam as ações é a atribuição do MPF nos direitos das populações indígenas, especialmente quando envolvem direitos coletivos e sociais sensíveis, como a proteção territorial indígena.

Como providências iniciais, o procurador determinou o envio dos expedientes correlatos à Coordenadoria Jurídica da Procuradoria da República no Amazonas (Cojud), a comunicação à 6ª CCR e a identificação dos dados essenciais pela assessoria do gabinete para fins de registro e autuação. Os procedimentos também serão vinculados a autos anteriores que tratam do mesmo tema.

 

 

Da Redação

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Moraes diz que Bolsonaro confessou extorsão contra Justiça brasileira ao associar fim do tarifaço à anistia

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) afirmou, ao impor medidas restritivas a Jair Bolsonaro (PL)...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!