setembro 10, 2025 16:35

RR: Denarium quer ressarcimento do Governo Federal por acolher venezuelanos 

O estado de Roraima é porta de entrada de venezuelanos que fogem da crise no país e pelo menos 180 mil ficam no estado. Em entrevista, o governador Antonio Denarium (PP) diz que busca na Justiça o ressarcimento do Governo Federal pelos custos para receber migrantes.

“Já ganhamos no Supremo Tribunal Federal, já passou pelo Tribunal de Contas da União, e esperamos que, nos próximos meses, a União possa fazer repasse para o governo do estado a título de restituição das despesas”, afirmou Denarium.

O crescimento da população do estado foi de 11,3% em 2022, enquanto a média nacional foi de 3%. O agronegócio tem sido um dos principais motores desse crescimento, impulsionando a economia do estado.

Segundo o governador, “em todo lugar tem um venezuelano trabalhando” e isso é um fator que ajudou o crescimento econômico, por causa da mão de obra farta. Um ponto em destaque é que Roraima exportou US$ 14 milhões em 2018. Em 2024, esse valor sobe para US$ 313 milhões. Crescimento de mais de 1.800%, segundo o governo do estado.

Sobre ressarcimento, Denarium diz que muitas responsabilidades seriam do Governo Federal e que não são cumpridas. Citou a ação que está nas mãos do ministro Luiz Fux, no Tribunal Superior Federal, destacando que precisam desse ressarcimento das despesas em relação aos imigrantes.

 

Com informações de InfoMoney

Últimas Notícias

Em Nova Olinda do Norte, prefeita é multada pelo TCE-AM por irregularidades em pregão

A prefeita Araci Rodrigues da Cunha, de Nova Olinda do Norte, foi multada pelo Tribunal de Contas do Amazonas...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!