O ativista ambiental Amauri Gomes irá tomar posse como vereador nesta terça-feira, 21. A informação foi confirmada, com exclusividade, pelo 2º suplente do União Brasil ao Portal O Poder no final da manhã desta segunda-feira, 20.
“Entrarei com empenho total para enfrentar problemas crônicos da causa animal e da sociedade em geral, que há anos aguardam soluções efetivas. Nossa cidade ainda sofre com graves deficiências de saneamento básico e infraestrutura urbana, e esses temas precisam ser tratados com seriedade e continuidade. Um dos assuntos que pretendo abordar com rigor e fiscalização constante é o acúmulo de lixo nos igarapés, um problema ambiental e social que exige políticas públicas permanentes e ações conjuntas entre Estado, Município e sociedade civil”, disse ao Portal O Poder.
Em relação à causa animal, carro-chefe de sua campanha e de como ficou conhecido, o futuro vereador disse que chamará atenção para os animais que estão na rua. “Da mesma forma, é urgente voltarmos o olhar para os animais de rua, especialmente os gatos, que continuam morrendo vítimas da esporotricose, uma doença que pode e deve ser controlada com políticas públicas eficientes. É fundamental fortalecer os órgãos de controle de zoonoses, garantindo recursos, estrutura e campanhas permanentes de castração, tratamento e prevenção. Com fé, trabalho e responsabilidade, acredito que podemos construir uma Manaus mais justa, saudável e sustentável para as pessoas e para os animais”, finalizou.
Mudanças na bancada do União Brasil na CMM
Amauri assumirá a vaga de Professora Jacqueline que deixou a Câmara Municipal de Manaus (CMM) para assumir a cadeira de Joana Darc na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Caio André, que é o 1º suplente do partido, se licenciou para continuar como titular da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC), abrindo as portas para o ativista.
Novato na política, Amauri atua como ativista da causa animal e recebeu 7.788 votos nas Eleições de 2024.
Dança das cadeiras
Por enquanto, Amauri é o mais novo nome na Casa Legislativa municipal, porém, outras mudanças podem acontecer até o término desta Legislatura.
Iniciando com Rosinaldo Bual (Agir), que foi preso no início do mês de outubro. Até o momento, ele segue no cargo de vereador, mas pode perder o cargo por causa das acusações que enfrenta. O primeiro suplente de Bual é o ex-vereador Alonso Oliveira, atual Secretário Municipal de Trabalho e Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).
Outro conhecido da CMM que pode retornar é Sassá da Construção (PT), visto que o vereador Jaildo dos Rodoviários (PV) teve o pedido de perda de mandato pelo Ministério Público Federal (MPF) solicitado.
O vereador Elan Alencar (DC) teve mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) após a Corte recusar o recurso de candidata laranja do partido. A candidata que pode assumir o cargo é Glória Carratte, por atingir a quantidade mínima de votos para ser eleita.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto: Reprodução/Redes Sociais