outubro 26, 2024 13:21

Nicolau, Zé Ricardo e Menezes se ‘destacam’ no terceiro lugar em nova pesquisa Pontual

Nova pesquisa eleitoral do Instituto Pontual para a Prefeitura de Manaus, divulgada nesta terça-feira, 10, mostra uma disputa intensa pela terceira colocação no pleito entre os candidatos Ricardo Nicolau (PSD), José Ricardo (PT) e Alfredo Menezes (Patriota).

Os candidatos Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante) vêm se segurando na primeira e segunda colocação, respectivamente, cenário que vem sendo mantido desde as primeiras pesquisas eleitorais da Pontual neste ano.

Procurada pela reportagem para comentar os números, a coligação “Juntos Podemos Mais”, do candidato Amazonino Mendes, disse que vai continuar mostrando que o ex-governador foi o gestor que mais fez por Manaus e o que tem   experiência para fazer ainda mais.

“Com relação aos números da pesquisa, a margem de erro informada é de 3 pontos percentuais. Com isso, Amazonino teria até 32,4% dos votos. O candidato agradece a confiança dos eleitores e reitera o compromisso em colocar a sua experiência à disposição da construção de uma cidade melhor e mais humana”, disse a coligação.

A reportagem também procurou David Almeida, mas ele não comentou a pesquisa até a publicação desta matéria.

No páreo

O terceiro lugar nas eleições deste ano, segundo pesquisa do Instituo Pontual, vem sendo disputada pelos candidatos, Ricardo Nicolau, José Ricardo e Alfredo Menezes.

Apesar de apresentar crescimento de 3,5% na pesquisa divulgada entre os dias 29 de outubro quando tinha 9,3% para o dia seis de novembro quando somou 13,1%, Ricardo Nicolau acabou caído nesta última pesquisa para 10,6%. No geral, nos últimos 12 dias, Nicolau ficou no positivo de 1,3%, mesmo com a queda. O candidato não comentou sobre a pesquisa até a o momento.

No encalço de Ricardo Nicolau, o candidato José Ricardo, caiu 0,4% nos últimos quatro dias. Na pesquisa divulgada no dia 29 de outubro, Zé Ricardo Somou 7,2%, já na pesquisa do dia 6 de novembro, o candidato subiu para 8,1% e nessa última pesquisa divulgada nesta terça-feira, o petista caiu para 7,7%. No geral, nos últimos 12 dias, Zé Ricardo acumulou um saldo positivo de 0,5%.

Em resposta ao Portal O Poder, o petista disse que acredita que acredita esteja em uma posição bem melhor, que o dia a dia nas ruas e conversando com a população, todos mostram que querem o “homem da Kombi” na prefeitura.

“A exemplo de outras eleições, devemos surpreender, então, estamos confiantes, vamos continuar conversando com a população e levando nossas propostas até o último dia, que é no sábado”, disse o petista.

Menezes

Colado com Zé Ricardo, vem o candidato de direita, coronel Alfredo Menezes, que subiu 2,4% nos últimos quatro dias, passando de 4,7% na pesquisa divulgada no dia 6 para 7,1% em pesquisa desta terça. Nos últimos 12 dias, deste a pesquisa divulgada no dia 29 de outubro, quando pontuou 4,5%, Alfredo Menezes acumulou 2,6% da intenção de votos.

O candidato coronel Alfredo Menezes disse que recebe os números da pesquisa com naturalidade. “Esse número não reflete o que se vê nas ruas e a cada momento a nossa confiança apenas aumenta. Nosso sentimento é que estaremos no segundo e a melhor pesquisa será a das urnas”, afirmou.

Alberto Neto cai

O candidato capitão Alberto Neto (Republicanos) caiu mais 0,2% nessa última pesquisa. Na sondagem do dia 6 o deputado federal somou 6,9% da intenção de votos, 1,3% a mais que a pesquisa do dia 29 de outubro, quando teve 5,6% da intenção de votos. Nos últimos 12 dias, o candidato teve um saldo positivo de 1,1%.

Em resposta ao O Poder, o candidato Alberto Neto disse que as caminhadas e reuniões intensas pelos bairros de Manaus trazem uma mensagem mais positiva. “Elas nos dizem que a resposta da população somente será dada nas urnas! Estamos focados em apresentar nossos compromissos e nosso preparo para gerir a Prefeitura de Manaus. O resultado desse trabalho virá no dia 15. Somente nesse dia, saberemos a real e soberana vontade do povo”, disse o candidato.

Alfredo também cai

Após manter um número de 3,5% da intenção de votos nos últimos 12 dias, nas pesquisas divulgadas no dia 29 de outubro e 6 de novembro, o candidato Alfredo Nascimento (PL) caiu para 3,1%. O candidato não comentou sobre a pesquisa.

Disputando à Prefeitura e Manaus pelo partido Novo, o candidato Romero Reis caiu 0,7% no período de quatro dia, desde a última pesquisa, quando somou 1,5%. Na pesquisa desta terça-feira, o candidato ficou com 0,8%. O candidato preferiu não comentar sobre o resultado da pesquisa.

O candidato Chico Preto manteve os 0,8% da intenção de votos. O candidato Marcelo Amil (PCdoB), caiu de 0,5% para 0,2%. No geral, nos últimos 12 dias, o candidato do PCdoB, manteve 0,2%. Chico não comentou sobre a pesquisa até a publicação desta matéria.

Procurado pela reportagem, Amil disse que mantém a mesma postura de sempre, que é olhar as pesquisas com dados críticos. Que as pesquisas não refletem o que vê nas ruas. “Nós vimos muita gente declarando voto no Marcelo Amil na internet, pessoas tirando foto durante as caminhadas e marcando a gente nas redes. Onde chegamos as pessoas sabem quem somos e querem ouvir as nossas propostas. As pesquisas são totalmente dissonantes e conflitantes entre si. Essa pesquisa Pontual, por exemplo, tem uma diferença de 50% para a pesquisa da Perspectiva. Então, nós estamos olhando com um olhar crítico, observando as margens de erro, mas esperando o que realmente conta: o dia da Eleição. E nós temos certeza que o resultado será positivo”, declarou.

Gilberto Vasconcelos (PSTU), perdeu nos últimos quatro dias os 1,1% das intenções de votos que havia mantido da pesquisa do dia 6 ao dia 10 de novembro. No geral, nos últimos 12 dias, o candidato perdeu 0,2%. Até o fechamento dessa matéria o candidato não comentou sobre a pesquisa.

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Montagem

Últimas Notícias

TCE-AM irá apurar irregularidades no concurso da Prefeitura de Apuí após subsecretário ser aprovado no certame

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) admitiu Representação com pedido de Medida Cautelar contra o prefeito de Apuí,...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!