O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, sugeriu por meio do Twitter, que negros devem cortar o cabelo. “Não tenha orgulho do seu cabelo afro”, disse nesta sexta-feira,18.
A manifestação foi feita ao comentar um artigo publicado pelo site UOL intitulado: “O que fones de ouvido brigando com cabelo afro dizem sobre diversidade”.
Corta o cabelo, pô! pic.twitter.com/v1SAFhI6qY
— Sérgio Camargo (@sergiodireita1) December 18, 2020
Em seguida, ele, que é careca, publicou uma foto usando fones de ouvido. “Não tenho do que reclamar. Fica a dica”, disse.
Não tenho do que reclamar. Fica a dica. 😉 pic.twitter.com/AoKoIk6lkM
— Sérgio Camargo (@sergiodireita1) December 18, 2020
“Sou careca, como todos já devem ter notado. No entanto, caso tivesse, meu cabelo não seria afro. O cabelo do negro é carapinha.”
O cabelo afro é considerado não só uma característica física da pessoa negra, seu uso é visto como um ato político, considerando os padrões impostos pela sociedade que incidem sobre a estética do cabelo liso e a influência que o uso tem na construção da autoestima e identidade negra. Para Sérgio Camargo, no entanto, essa questão não é relevante.
O presidente da Fundação Palmares deixa subentendido ainda que, para ele, a falta de oportunidades no mercado de trabalho a pessoas negras está relacionada ao cabelo crespo.
Conteúdo: Poder360
Foto: Reprodução