Diante da explosão de novas infecções por Covid-19 no Amazonas, o governador do Estado, Wilson Lima (PSC), anunciou nesta quarta-feira, 23, novas medidas restritivas para conter o avanço da doença. Uma delas é limitar o funcionamento de comércios e estabelecimentos que não são essenciais no formato drive-thru e delivery até às 21h a partir do dia 26, no sábado após o Natal, até o dia 10 de janeiro de 2021. Festas clandestinas de final de ano, aglomerações e reuniões comemorativas estão proibidas.
A decisão foi tomada após reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do governo do Amazonas na manhã de hoje. O novo decreto começa a valer imediatamente a partir do dia 26.
Wilson Lima explicou que apenas serviços considerados essenciais como padarias, mercados, farmácias, distribuidora de água e gás poderão continuar funcionando.
Em relação aos restaurantes, eles funcionarão na modalidade drive trhu até as 21h. Eventos, reuniões, casamentos, formaturas e etc, estão proibidos durante esse período.
Segundo o governador, feiras e mercados vão abrir com horários que ainda serão estabelecidos pelo comitê de enfrentamento.
Transporte de passageiros
O transporte de passageiros seguirá funcionando com número limitado de passageiros e fiscalizações. As medidas relacionadas a festas clandestinas também ficaram mais rígidas.
Em caso de flagrantes em festas, os equipamentos, bebidas e demais itens devem ser apreendidos. Wilson Lima afirmou ainda que a medida foi necessária por conta do aumento de casos e mortes por Covid-19 em todo o estado. O decreto é válido para capital e municípios.
Veja trecho da entrevista do governador:
Da Redação do Poder
Foto: Divulgação