Resultados de uma pesquisa realizada por cientistas na França contestam hipótese de que pandemia de covid-19 teria começado em dezembro em Wuhan, no centro da China.
A teoria de que a covid-19 já se propagava na Europa antes do que se imaginava já era defendida por especialistas e agora parece se concretizar.
Os resultados de um estudo desenvolvido por um grupo de pesquisadores franceses foi publicado no último sábado,6, na revista European Journal of Epidemiology.
Segundo o estudo, vários médicos estudavam radiografias do tórax de pacientes admitidos no local desde outubro de 2019 por problemas pulmonares severos. Em um desses doentes, hospitalizado em 16 de novembro de 2019, foram verificadas lesões típicas do novo coronavírus.
No entanto, os primeiros casos da doença só foram oficialmente anunciados pelo governo francês no final de janeiro de 2020.
“Esses resultados sugerem que desde novembro e dezembro de 2019, a taxa de contaminação na população francesa é da ordem de um caso de Covid-19 por mil”, diz o professor Carrat ao jornal Le Monde.
Conteúdo: RFI
Foto: Reprodução