O líder do prefeito David Almeida (Avante) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Marcelo Serafim (PSB), garantiu que a vacinação contra a covid-19 atingirá 100% da população manauara acima de 60 anos no próximo sábado, 20. A afirmação foi feita durante seu discurso na manhã desta segunda-feira, 15, no Plenário Adriano Jorge do Parlamento Municipal.
“O Governo Federal entregou um Plano de Imunização para o Supremo Tribunal Federal (STF) e eles dividiram a população prioritária em 4 fases. A primeira é de todas as pessoas acima dos 75 anos. A segunda irá se concluir no próximo sábado com a vacinação de 100% do público acima de 60 anos. Esse grupo representa praticamente 70% de todas as mortes e para evitar uma terceira onda é preciso proteger o mais vulnerável”, confirmou o parlamentar.
Para a próxima etapa da vacinação, prevista para abril, segundo o vereador, deve-se levar em conta a epidemiologia. “Diabéticos, hipertensos, pacientes com doença pulmonar crônica (DPOC), os renais crônicos, os imunossuprimidos, os imunodeprimidos e pessoas com IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 40 (obesos) serão os próximos. Esse grupo representa 70% das mortes daqueles outros 30% que morrem fora da faixa etária do acima de 60 anos”, explanou Marcelo Serafim.
Críticas
O vereador fez críticas para aqueles que falam em terceira onda em Manaus. De acordo com o parlamentar, Manaus e o Amazonas avançam na vacinação.
“Estamos vendo os sepultamentos caírem porque a vacina avança e a circulação viral foi muito intensa. Temos duas imunidades: a vacinal e a gerada pela própria doença”, explicou Marcelo Serafim.
Contudo, o parlamentar não descartou totalmente a possibilidade de uma nova onda. “É uma infelicidade espalhar esse tipo de pânico. Há uma possibilidade? Há. Se houver um azar extremo de uma variante que fuja ao padrão da vacina. Fora isso, não tem como”, disse.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Divulgação