novembro 25, 2024 13:52

Prefeitos que ainda não buscaram vacinas na FVS podem ser punidos

Os 23 prefeitos que ainda não buscaram as vacinas no estoque da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) poderão ser punidos. Mais de 10,7 mil doses de imunizantes estão no depósito da fundação à espera do uso.

A proposta de punição foi feita pelo deputado Carlinhos Bessa (PV), que prometeu elaborar Projeto de Lei para punir o descaso com a vacinação nos municípios. A solicitação foi feita nesta quarta-feira, 17, durante o pequeno expediente da sessão híbrida da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Bessa citou como exemplo negativo o prefeito de Tefé, Nicson Marreira (PTB) que ainda não retirou as vacinas na FVS. “Quando vemos a irresponsabilidade de um prefeito (Nicson Marreira) e uma secretaria de saúde que deixam de buscar as vacinas para aplicar  na população, interpreto como crime de responsabilidade. Além de Tefé, outros municípios  não pegaram as vacinas. Que possamos criar uma lei que posa punir esses irresponsáveis”, alfinetou.

De acordo com Bessa, ele foi escolhido para acompanhar o processo de vacinação pela Unale (União Nacional das Assembleias Legislativas) e, na sua avaliação, há um grande descaso com a saúde pública do interior do Amazonas. “Tefé ainda não foi pegar as vacinas e já perdeu inúmeras pessoas importantes para cada um de nós”, lamentou.

Segundo a FVS,  dentre as prefeituras que deixaram de retirar doses estão: Amaturá, Juruá, Santo Antônio do Iça e São Paulo de Olivença, (5, 6 e 7 remessas), Codajás, Fonte Boa, Guajará, Jutaí e Tonantins (6 e 7 remessas), Maraã (6 remessas), Atalaia do Norte, Barcelos, Borba, Itamarati, Novo Airão, Novo Aripuanã, Pauini, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Tefé, Urucará, Urucurituba e Anamã (7 remessas).

O Portal O Poder entrou em contato via aplicativo de mensagem com a assessoria de imprensa da prefeitura de Tefé, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação.

Últimas Notícias

Ministério de Aeroportos devolve administração do aeroclube

O Ministério de Portos e Aeroportos devolveu a administração do Aeroclube do Amazonas. A decisão está publicada no Diário...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!