fevereiro 22, 2026 11:03

‘Guedes é mau-caráter’, diz deputado ao criticar redução de 10% na alíquota de eletrônicos

A medida anunciada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, para reduzir em 10% o imposto dos eletroeletrônicos (celulares, computadores), das máquinas e equipamentos repercutiu entre os deputados na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A redução vai prejudicar diretamente a Zona Franca de Manaus (ZFM), que tem 40% de sua linha de produção voltada para eletrônicos.

A nova resolução do Ministério da Economia está prevista para ser publicada nesta quinta-feira, 18, no Diário Oficial da União.

O deputado Serafim Corrêa (PSB) chamou Paulo Guedes de “mau-caráter” e afirmou que o preconceito dele contra a Zona Franca de Manaus já dura mais de 30 anos. O parlamentar chegou a exibir um vídeo no qual o deputado federal Marcelo Ramos (PL) faz duras criticas ao ministro e afirma que a medida “fere de morte” o modelo econômico do Amazonas.

“O ministro Paulo Guedes é um mau-caráter, um brincante. Quando o pessoal virou as costas nas questões das bicicletas, ele meteu o punhal no polo e não tem nenhuma preocupação com o desenvolvimento social e econômico dessa parte do Norte. Ele não tem uma visão de Brasil, mas da avenida Paulista e a Bolsa de Valores. Quero deixar o meu repúdio contra o ministro Paulo Guedes pelas suas loucuras”, alfinetou.

Álvaro Campelo (PP) também não poupou criticas ao ministro Paulo Guedes por reduzir em 10% a alíquota da produção de máquinas e eletrônicos. “Algum amazonense deve ter feito algo muito ruim para o ministro Paulo Guedes para ele odiar tanto o Amazonas. Depois da alíquota das bicicletas, agora ele reduz em 10% da produção de máquinas e eletrônicos. Isso fere de morte a Zona Franca e muitas indústrias que já vem ‘cambaleando’. É insustentável a permanência do ministro na Economia. Ele pode ser um mestre na área, mas como ministro, deveria prezar por um modelo que já se mostrou eficiente na geração de empregos e preservação do meio ambiente”, ressaltou.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!