A conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), Yara Lins, relatora das contas da Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam), informou durante sessão virtual desta quarta-feira, 20, que a inspeção na pasta da saúde sobre os gastos no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) foram finalizados e deu prazo de 15 dias para a secretária Simone Papaiz responda as notificações feitas pela equipe de vistoria.
Yara disse ainda que o processo entrará na pauta de julgamento tão logo seja concluído. “Também, tomando por base a comunicação feita pelo conselheiro Érico Desterro, expedi comunicação para a Susam, recomendando que não seja realizada dispensa de licitação para contratação de pessoa jurídica especializada em serviços médicos de oftalmologia”, disse.
A conselheira solicitou encaminhamento de cópia do processo administrativo, que trata da contratação de oftalmologia pelo Estado e concedeu prazo de 10 dias para que a Susam apresente medidas que serão adotadas para o cumprimento da recomendação feita.
“Também expedi comunicação à Susam e Prefeitura de Manaus, em atenção a nota técnica da diretoria de controle ambiental, que trata da necessária observância do correto descarte de máscaras e outros materiais usados no combate ao novo Coronavírus”, ressaltou a conselheira.
Cemitérios
A conselheira do TCE informou que solicitou as condições dos serviços funerários e de cemitérios por parte da Prefeitura. “Bem como, também requeri esclarecimentos sobre os procedimentos utilizados pela Prefeitura para a implantação do Hospital de Campanha do município”, finalizou Yara Lins.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Divulgação/TCE