As gestantes e puérperas em situação de vulnerabilidade social no Amazonas e que, devido à situação da pandemia estão passando por dificuldades financeiras, poderão receber do Governo do Estado “kits de enxovais”.
A proposta foi feita pelo deputado Felipe Souza (Patriota), que enviou requerimento indicativo na quarta-feira, 31, ao governador Wilson Lima (PSC) sugerindo a medida.
O texto do indicativo salienta, ainda, que esse auxílio deve ser disponibilizado às gestantes em fase final de gestação e puérperas nos primeiros dias com o bebê em todo o Estado do Amazonas e que preencham os requisitos de vulnerabilidade social.
“A medida visa amparar esse público em suas necessidades básicas, devido à situação pandêmica, muitos amazonenses se encontram em dificuldades financeiras. Essa é uma maneira de também garantir cuidados e promover um início de vida digno aos recém-nascidos”, afirmou.
De acordo com o deputado, dados do Monitoramento da Covid-19 em grávidas e puérperas, atualizados e divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde – FVS-AM, no dia 22 de março deste ano, revelam que o número de gestantes contaminadas com a doença, até essa data, era de 2.081, e de puérperas contabilizava 189 casos.
A autônoma Juçara Menezes, grávida do primeiro filho, considera positiva a proposta do deputado. “Acredito que foi uma boa iniciativa, pois, atualmente, eu e o meu esposo estamos desempregados. Receber o enxoval para o nosso primeiro filho nesse momento de crise, será muito bom”, avaliou.
Augusto Costa, para O Poder
Com informações da assessoria
Foto: Divulgação