A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) se reúne na tarde desta segunda-feira, 8, para tratar de assuntos da legenda, mas, não confirma se entrará em pauta a votação do recurso dos apoiadores do deputado federal José Ricardo, que pedem a anulação das prévias do dia 27 de maio, que escolheu o deputado estadual Sinésio Campos como candidato para as disputa da prefeitura de Manaus.
“A reunião vai ocorrer de fato, mas, não sabemos o tema que será tratado”, disse ao O Poder, o secretário-geral do PT, deputado federal Paulo Teixeira.
De acordo com apoiadores do deputado José Ricardo, a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, informou que os recursos serão analisados por uma comissão, conforme deliberação do diretório, e a previsão é que seja julgado hoje.
O pedido principal é que a direção nacional da sigla avoque “a responsabilidade de decidir sobre o estabelecimento de pré-candidato à Prefeitura de Manaus”.
O recurso aponta várias irregularidades na reunião do diretório em Manaus, dentre elas é que a eleição interna deveria ser em voto secreto, conforme determinação da direção nacional em resolução, o que não ocorreu; falta de debate e tempo necessário para que ocorresse o segundo turno, regra também não cumprida.
Outro ponto relevante é que houve troca de diretoriano, sem seguir o rito partidário; além de questionarem o cerceamento de questões de ordem e de denúncias feitas por dirigentes na reunião, bem como o procedimento da votação, onde ocorreu declaração de voto de dirigente por outro.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Divulgação