Há uma semana no cargo de prefeito interino de Itacoatiara, o vice-prefeito Gustavo Frank Braz (Cidadania) já exonerou 12 titulares de secretariais municipais. Segundo fontes, a ‘limpa’ nos cargos comissionados devem continuar nos próximos dias, “se o (Antônio) Peixoto não voltar”.
Conforme uma fonte que pediu anonimato, só os secretários de Esporte e Saúde ainda não haviam sido exonerados até esta segunda-feira, 15. “Mas o novo secretário de esporte já se apresentou, só não tinha saído no Diário ainda”, diz a fonte.
O Poder tentou contato com Gustavo Braz ao longo desta segunda-feira, 15, mas não obteve sucesso.
Em ato publicado na edição do dia 10 do Diário Oficial dos Municípios, o prefeito interino exonerou funcionários da prefeitura citados no procedimento criminal que investiga fraude em licitação para compra de combustíveis para secretarias do município.
Afastamento
O juiz da 1ª Vara de Itacoatiara, Saulo Góes Pinto, determinou o afastamento prefeito e Itacoatiara (cidade distante 176 quilômetros de Manaus), Antônio Peixoto (PT), por um período de 180 dias, por atos de improbidade administrativa configurada na desobediência do cumprimento de decisões judiciais. A sentença atende ao pedido do Ministério Público do Amazonas (MP-AM).
Nas redes sociais
Em post nas suas redes sociais, Antônio Peixoto afirma que conta com a ajuda de todos para voltar ao cargo que “com muito sacrifício e orgulho conquistamos”.
Álik Menezes, para O Poder
Foto: Divulgação