Para o vereador Raiff Matos (DC), o livro com tema diversidade sexual e LGBT, distribuído pelo Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) nas redes públicas de ensino, não deve ser abordado nas escolas. O parlamentar disse que iria encaminhar um pedido ao presidente Jair Bolsonaro para retirar o conteúdo dos livros.
Nessa terça-feira, 25 o vereador disse na sessão plenária, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), que a rede estadual de ensino está ministrando aos alunos do 1º ano do Ensino Médio conteúdo didático de um livro de português distribuído pelo Programa Nacional de Livros Didáticos, que trata da inclusão do tema diversidade sexual e LGBT.
Raiff Matos afirmou que os temas relacionados ao tema de diversidade sexual e LGBT cabe aos pais ou responsáveis ensinar. O vereador comentou, ainda, que os professores estariam fazendo “militância”.
Outro lado
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou que segue as orientações na escolha do material didático do PNLD, que é repassado para cada escola utilizar. A pasta afirmou, ainda, que os professores são capacitados para abordar os temas atuais, com embasamento cientifico e social e que respeitam a realidade de cada aluno conforme são abordados nos livros didáticos.
A escolha do livro didático, de acordo com a secretaria, acontece com a adesão do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Cada escola utiliza os materiais disponibilizados de acordo com as orientações do programa. A Secretaria de Educação ressalta que os docentes são capacitados para explorar temas atuais, com embasamento científico e social, respeitando a realidade de cada aluno e conforme são abordados nos livros didáticos.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação