novembro 22, 2024 15:15

À CPI, Nise diz que desconhece gabinete paralelo; Confira momentos da oitiva

Durante depoimento na CPI da Covid nesta terça-feira, 1º, a médica Nise Yamaguchi, oncologista e imunologista, que defende o chamado “tratamento precoce” para a Covid-19, declarou que desconhece e nunca integrou um gabinete paralelo de aconselhamento ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Eu desconheço um gabinete paralelo e muito menos que eu integre qualquer gabinete paralelo”, afirmou, ao ser questionada sobre o tema pelo relator da comissão, senador Renan Calheiros.

“Eu sou uma colaboradora eventual e participo junto com os ministros de Saúde, deixei bem claro, como médica, cientista, chamada para opinar em comissões técnicas, em reuniões governamentais, reuniões específicas com setores do Ministério da Saúde”, completou.

Veja outras frases da médica:

“As vacinas também fariam parte dessa imunidade de rebanho, está claro no meu depoimento que eu falava que as vacinas também fariam parte desse momento e mais, o tratamento precoce também seria parte, que é o que preconizo (…) Nunca discuti imunidade de rebanho com ele [Bolsonaro].” Nise Yamaguchi, sobre sua opinião relacionada à imunidade de rebanho.

“Eu entendo que o governo é um só, que as minhas conversas que ocorrem com relação à parte técnica do Ministério da Saúde, com os técnicos, sobre as dosagens da cloroquina que não poderiam ser muito altas, que tinham saído recentemente um artigo com as doses, esclareci que as doses deveriam ser baixas. Isso foi feito dentro de um ambiente técnico do ministério da Saúde e que na realidade sempre fui bem recebida com todos os governos com quem estive colaborando”. Nise Yamaguchi , sobre conversas sobre cloroquina com Ministério da Saúde.

“Eu já tinha a informação de que era importante tratar os pacientes precocemente, como finalmente, agora, houve a admissão de que é melhor que não se trate os pacientes com doenças moderadas e graves. Nesse mesmo dia que eu tive um almoço na Presidência da República, com outras pessoas, nunca tive encontros privados com o presidente Bolsonaro, conversei sobre a importância desse tratamento precoce inicial”. Nise Yamaguchi, sobre sua posição em relação ao que chama de tratamento precoce.

 

 

 

 

 

Conteúdo: CNN/ UOL  

Foto: Edilson Rodrigues/ Agência Senado

Últimas Notícias

Prefeito de Novo Aripuanã vai comprar mais de R$ 3,4 milhões em eletrodomésticos e equipamentos industriais

O prefeito de Novo Aripuanã (a 1.373,7 quilômetros de Manaus), Jocione Souza, deve comprar mais de R$ 3,4 milhões...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!