janeiro 22, 2025 01:22

Força Nacional e SSP deverão implantar barreiras para reforçar segurança no Estado

A chegada do reforço de tropas da Força Nacional ao Amazonas é aguardada para esta terça-feira, 8. O objetivo, de acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Louismar Bonates, é conter os atos de violência na capital e interior do Estado e implantar barreiras policiais em pontos estratégicos da cidade.

“Uma das ações é fazer barreiras para fiscalização. Estamos com mais de 40 barreiras na cidade considerando as operações volantes, de maneira que as pessoas estão sendo constantemente abordadas pela polícia. A intenção do governador Wilson Lima é que essas ações aconteçam também no interior. A ação na ponte Rio Negro, por exemplo, é para impedir que meliantes se desloquem para a Região Metropolitana e lá cometam outros atos violentos. Tivemos ações em seis municípios do Estado”, afirmou.

De acordo com secretário, os carros alvos da fiscalização estão sendo vistoriados para verificar se não estão levando armas de fogo e combustível para provocar incêndios.

Louismar Bonates anunciou, ainda, que o governador Wilson Lima (PSC) entrou em contato com o Ministério da Justiça e solicitou o reforço da Força Nacional para dar uma atenção maior para o interior. “Precisamos que a Força Nacional venha para cá nos ajudar no reforço do policiamento da capital para que possamos levar mais policiamento ao interior do Estado. A Secretaria Nacional de Segurança Pública está avaliando quantos polícias pode mandar para o Amazonas, considerando que tem missões em outros Estados da federação. Mas, será disponibilizado o maior número possível de homens”, declarou.

Fake News

O secretário de Segurança fez um apelo para a população ter cuidado com a divulgação de fake news nesse período de violência. “Evite passar informações que não tenha certeza que é real. Estão usando muitas matérias antigas, muitas fake news e publicando agora. Isso é muito prejudicial e isso leva um temor desnecessário para a população. Peço ao cidadão de bem que, antes de passar a matéria, cheque se a informação é verídica. O impacto psicológico é muito grande nas pessoas”, afirmou.

Até o momento, de acordo com o secretário, foram confirmadas 29 prisões e a implantação de 40 barreiras policiais em pontos estratégicos da cidade.

Presídios

Apesar do clima tenso que tomou conta de toda a cidade, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) confirmou que a rotina dos presídios segue normalmente, sem tumultos ou princípio de rebeliões.

“Os presídios seguem dentro da normalidade. A segurança dentro do sistema prisional é uma constante. A segurança é feita para conter ou controlar qualquer situação que fuja da normalidade. Na nova gestão, foi criado o Grupo de Intervenção Penitenciária (GIP) para agir com mais celeridade em caso de sinistro”, informou a assessoria da Seap.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

 

 

Últimas Notícias

Wilson Lima reforça segurança pública com entrega de armamentos, munições e equipamentos

O governador Wilson Lima (União Brasil) entregou, na segunda-feira, 20, mais de R$ 7 milhões em equipamentos para fortalecer...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!