A possibilidade de recriação da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) voltou para a pauta na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A antiga pasta passou a ser uma subsecretaria e é comandada pelo ex-deputado estadual Platiny Soares.
O vereador Mitoso (PTB) levou o assunto para o Plenário Adriano Jorge ao apartear o discurso de Caio André (PSC) durante o Grande Expediente desta terça-feira, 22, na Casa Legislativa. “Acho necessário e importantíssimo que a subsecretaria volte a funcionar como secretaria e não apenas como um anexo. É importante que governo e prefeitura se sensibilizem e voltem com a Secretaria”, frisou o vereador.
Caio André estava discursando sobre algumas unidades esportivas situadas em Manaus, que deverão ser reformadas em um acordo entre a Prefeitura de Manaus e o governo do Amazonas.
Everton Assis (PSL), vice-líder do prefeito David Almeida (Avante) na Casa Legislativa, deu como certa a reforma administrativa do prefeito nas secretarias municipais. “Tenho certeza que o prefeito David Almeida, no segundo semestre, fará a reforma administrativa e nos dará novamente a Semjel”, disse o vereador.
A Semjel deixou de ser secretaria na gestão do ex-prefeito Arthur Neto (PSDB) numa reformulação das pastas municipais em seu último ano de mandato. À época, o antigo gestor alegou que o Executivo Municipal sofreu efeitos negativos da pandemia do coronavírus e, por isso, teve que extinguir as secretarias municipais de Defesa do Consumidor e Ouvidoria (Semdec), de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe).
Atualmente, a Subsecretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) é vinculada à Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).
Disputa
Platiny Soares chegou a concorrer ao pleito de 2018, mas não foi reeleito, “sumindo” por um tempo da vida política. O retorno aconteceu em 2021, como subsecretário da gestão de David Almeida (Avante).
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Robervaldo Rocha
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins