novembro 22, 2024 17:09

Projeto de Lei na Aleam quer obrigar ensino do idioma espanhol nas escolas estaduais

As escolas da rede estadual poderão ser obrigadas a incluir na sua grade curricular o ensino do idioma espanhol. É o que propõe o Projeto de Lei nº 331/22021, de autoria da deputada Therezinha Ruiz (PSDB), em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

O projeto dispõe sobre a oferta obrigatória do ensino da disciplina de Língua Espanhola no currículo do ensino médio da rede estadual de educação. O PL será votado na ordem do dia da próxima semana.

A presidente da Comissão de Educação da Aleam, Therezinha Ruiz afirmou nesta sexta-feira, 2, que, defende a obrigatoriedade do ensino do idioma porque é uma determinação do Ministério de Educação e Cultura (MEC). “Já faz algum tempo que o MEC, ao definir as políticas de educação básica, optou para que os alunos possam ter duas línguas estrangeiras no currículo e podem escolher o inglês ou espanhol. Isso vai deixar os alunos mais preparados para o mercado de trabalho”, afirmou.

A parlamentar justificou, ainda, que existem muitas publicações de livros em espanhol e que a cultura nunca será demais para os alunos do Amazonas. Em relação ao número de professores de língua espanhola para atender a demanda das escolas da rede estadual, Therezinha Ruiz foi enfática. “De fato, nós não temos o número suficiente de professores. Mas, a língua espanhola já é uma disciplina normal do curso de Letras. A Semed já tem uma equipe de professores de espanhol que fazem um trabalho muito eficiente. Com certeza não vai ser difícil pois temos turmas já formadas em espanhol pela Ufam (Universidade Federal do Amazonas)”, ressaltou.

O PL diz em seu artigo terceiro que os profissionais habilitados que poderão lecionar esta disciplina deverão possuir licenciatura plena em Letras – Espanhol, licenciatura plena em Letras com dupla habilitação em Espanhol e Português ou diploma de Letras com pós-graduação em Espanhol. E em Parágrafo único: No caso de o estado possuir, no seu quadro efetivo, profissionais licenciados em língua espanhola ou em conclusão de curso de Letras Espanhol ou Letras em Português e Espanhol, estes poderão ser aproveitados na rede estadual para lecionar a disciplina de Língua Espanhola.

O Portal O Poder entrou cm contato por e-mail com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), mas até a publicação da matéria não obteve resposta.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins 

 

 

Últimas Notícias

MP do Amazonas instaura procedimento administrativo para acompanhar fiscalizações na Black Friday 2024

Para acompanhar as fiscalizações realizadas pelos órgãos de controle durante o período da Black Friday 2024, o Ministério Público...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!