Roraima – Citado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, como sendo responsável por chefiar um suposto esquema de desvio de recursos públicos da Saúde indígena, o senador Chico Rodrigues (DEM), agora, cobra do governo Federal uma força-tarefa para retirar indígenas que vivem em situações precárias nas ruas de Roraima.
Na petição sob o nº 9.218 obtido pelo O Poder, Barroso detalha a participação do senador no suposto esquema de desvio de recursos públicos e apresenta nome de outras pessoas envolvidas.
“Jean Frank Padilha Lobato – em inquérito voltado a investigar a suposta existência de organização criminosa atuante perante outro órgão público, o DSEI-Leste (Distrito Sanitário Especial Indígena Leste), autuado no STF como Pet n. 8846, de relatoria da Ministra Cármen Lúcia –, foi apontado por diversas testemunhas como sendo ‘operador’ do senador Chico Rodrigues. Ademais, Jean Frank também já foi condenado pela prática de concussão (CP, art.316), por ter tentado forçar um prefeito do norte de Roraima a fraudar licitações”, cita trecho da decisão.
Apelo
Em vídeo publicado em uma rede social, o parlamentar relata que há indígenas vivendo em condições sub-humanas nas ruas de Boa Vista, e em alguns municípios do Estado. Rodrigues destaca que o Poder Público precisa fazer algo para mudar a realidade destes povos o mais rápido possível.
“A situação dos índios Yanomami em Roraima é deprimente. Nós encontramos os índios perambulando pelas estradas, na capital Boa Vista e em alguns municípios, como Mucajaí e Caracaraí, entregues a própria sorte”, destaca o senador.
Ainda segundo o parlamentar, o governo Federal deve acionar a Fundação Nacional do Índio (Funai) para acompanhar o caso e resolver o problema dos indígenas, bem como levá-los de volta para as ruas respectivas comunidades.
“É necessário que o governo federal, através do seu organismo responsável pelos índios, a Funai, tome uma iniciativa que possa definitivamente tirar os yanomami desse sofrimento que vivem mergulhados. Esse é um grito de alerta e é preciso, sim, que a Funai tome providências para que os índios possam voltar para as suas aldeias”, finalizou.
Investigação
Em outubro de 2020, o senador Chico Rodrigues foi alvo de uma operação da Polícia Federal que apura irregularidades no uso de pelo menos R$ 20 milhões. O dinheiro deveria ser usado para aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) e testes rápidos de Covid-19.
De acordo com a PF e a Controladoria-Geral da União (CGU), foram identificados vários indícios de sobrepreço e superfaturamento nos contratos para aquisição do material. Durante a operação em Roraima, que ficou conhecida como “Desvid-19”, Rodrigues foi flagrado com mais de R$ 30 mil escondidos na cueca. Ele alegou se tratar de recursos para pagar funcionários.
Anderson Soares, para O Poder
Foto: Divulgação