O governador Wilson Lima (PSC) anunciou nesta quinta-feira, 8, no lançamento do programa “Amazonas Mais Seguro” a realização de concurso público para as forças de Segurança do Estado. Ao todo, serão 2.525 vagas ofertadas.
Comitês devem iniciar o processo para a realização do certame, como definir mais detalhes e estipular bancas. O último concurso aconteceu há mais de dez anos.
“Na semana que vem, quando eu assinar a criação das comissões, iremos dar os detalhes de quantas vagas serão para cada força, para Polícia Militar, Polícia Civil, Detran, Corpo de Bombeiros, para a própria Secretaria de Administração Penitenciária”, explicou Wilson Lima.
O “Amazonas Mais Seguro” envolve a construção de novo prédio para o batalhão das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), reforma de unidades policiais da Polícia Militar (PM) e Polícia Civil (PC) do interior. Também será adquirida novas tecnologias para o combate à criminalidade, incremento e modernização do arsenal bélico das Polícias, além de medidas para valorização e ampliação de recursos humanos.
“O plano que nós estamos lançando não é um plano de Governo, é um plano de Estado, porque o que nós estamos implantando aqui ficará permanente, não tem como lá na frente alguém querer mudar. No momento em que a gente implanta a tecnologia, no momento em que a gente vem com a modernidade, não consegue retroagir”, destacou Wilson Lima.
O plano de segurança do Amazonas custará R$ 280 milhões aos cofres públicos e deve ser executado até o fim de 2022.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Lucas Silva/Secom
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins