Roraima – A nomeação do novo secretário de Saúde de Roraima, Antônio Leocádio Vasconcelos Filho, foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 23 de julho, mesmo dia em que foi anunciada a escolha do governador Antonio Denarium (sem partido) para assumir a pasta. O anúncio foi feito pelo chefe do Executivo em uma rede social.
Para assumir a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Leocádio teve que ser exonerado do cargo de secretário adjunto da Secretaria de Gestão Estratégica e Administração, onde atuava. A exoneração também foi publicada no Diário Oficial da última sexta-feira.
Superfaturamento
Leocádio já esteve como gestor da Sesau por duas vezes, inclusive em uma delas o Tribunal de Contas do Estado (TCE) revelou, à época, um superfaturamento de R$ 5.157.324,51 na compra de materiais para a Secretaria de Saúde e a possibilidade de dano de R$ 11 milhões ao Estado de Roraima. Vasconcelos negou o envolvimento.
Leocádio também esteve como secretário da Fazenda (Sefaz-RR) por cinco vezes, presidente do Instituto de Previdência do Estado de Roraima (IPER), superintendente Geral da Assembleia Legislativa (ALE-RR) e secretário da Educação e Desporto (Seed).
Além disso, atuou como presidente do Instituto de Terras e Colonização do Estado de Roraima (Iteraima), diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR) e gestor da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc).
Dança das cadeiras
Antes de Leocádio, passaram pela pasta na gestão Denarium Ailton Wanderley, Élcio Franco, Cecília Lorenzon, Allan Garcêz, Francisco Monteiro, Olivan Júnior, Marcelo Lopes e Airton Cascavel, que foi empossado na Saúde em maio, mas pediu afastamento devido à necessidade de se isolar para tratar a Covid-19, que teria contraído pela segunda vez.
Neidiana Oliveira, para O Poder
Foto: Divulgação/Facebook