outubro 6, 2025 09:14

Deputados do Amazonas analisam Projeto de Lei que altera regras do Imposto de Renda

O Projeto de Lei nº 2373/21 do Poder Executivo e incluso na reforma tributária que altera as regras do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), está sendo avaliado pela bancada do Amazonas. A reforma tributária promete discussões acaloradas entre os deputados e dever ser votada nesta terça-feira, 17, na Câmara Federal.

A proposta faz parte da reforma tributária e também prevê reajuste da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), tributação dos dividendos e lucros distribuídos aos sócios e vários outros pontos.

O vice-presidente da Câmara, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), ainda vai definir como votará a matéria, embora acredite que o relator deverá fazer mudanças no texto que vai ser apresentado amanhã.

“O texto de hoje eu voto contra. Mas, acredito que o relator ainda fará alterações no texto até que a matéria vá a plenário. Primeiro que eu acho um erro começar a discutir reforma tributária pelo imposto de renda, considerando que 85% dos brasileiros em idade adulta não pagam imposto de renda”, avaliou.

Na avaliação de Ramos, o que pesa para a maioria dos brasileiros em idade adulta que ganham até R$ 1,9 mil não é o imposto de renda. O parlamentar disse que a proposta atual tem muitas reações, não somente em Estados e municípios, mas também da maioria dos setores da economia.

“O que pesa para essa população é o imposto embutido no arroz, no feijão, no macarrão, energia elétrica, combustível e transporte coletivo. Então, obviamente a prioridade numa reforma tributária não é a tributação sobre a renda, é a restruturação da tributação sobre o consumo. Além disso, essa é uma proposta que retira recursos dos Estados e municípios, contrariando o discurso do governo federal de menos Brasília e mais Brasil, concentrando a arrecadação na União e desequilibrando mais ainda o pacto federativo”, ressaltou.

O deputado Bosco Saraiva (Solidariedade) adiantou que vai votar de acordo com a matéria do deputado Celso Sabino (PSDB), que foi coerente em relação às vantagens da Zona Franca de Manaus (ZFM).

“Votarei a favor do substitutivo apresentado pelo deputado Celso Sabino, que preservou os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus, e isso é o mais importante para nós daqui do Amazonas”, ressaltou.

A matéria conta, ainda, com um substitutivo preliminar do relator, deputado Celso Sabino (PSDB-PB), que fez várias alterações no texto, como uma diminuição maior no Imposto de Renda das empresas e redução na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Sem resposta 

O Portal O Poder entrou em contato via aplicativo de mensagem com os deputados Silas Câmara (Republicanos), Átila Lins (PP), Sidney Leite (PSD), Capitão Alberto Neto (Republicanos), José Ricardo (PT) e Delegado Pablo (PSL), mas até a publicação desta matéria não obteve resposta.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

 

 

Últimas Notícias

Prefeita de Manacapuru mira aliados ao culpar gestões passadas por bloqueio de contas

Um discurso polêmico da prefeita de Manacapuru, Valcileia Maciel (MDB), responsabilizou aliados políticos por bloqueios judiciais que a prefeitura...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!