O discurso do presidente Bolsonaro (sem partido) na manifestação da avenida Paulista, na cidade de São Paulo (SP) está sendo considerado como uma ameaça a instituições democráticas. Porém, em âmbito municipal, a fala bolsonarista encontra apoio dos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Nenhum deles se posicionou, até o momento, sobre as falas do Chefe do Executivo Federal. Mas, houve apoio da maioria às manifestações do feriado da Independência, com parlamentares participando dos atos nos diferentes pontos de Manaus. Os vereadores Capitão Carpê Andrade (Republicanos), Thaysa Lippy (PP) e Raiff Matos (DC) participaram do ato na Ponta Negra, na Zona Oeste. Já Eduardo (Dudu) Alfaia (PMN), Mitoso (PTB) e Joelson Silva (Patriota) foram para a Bola da Suframa. Yomara Lins (PRTB) também participou da manifestação em apoio ao presidente Bolsonaro, mas sem especificar local. Já Marcel Alexandre (Podemos) participou do ato na avenida Paulista e Peixoto (PTC) disse que estava apoiando as manifestações.
Por outro lado, Raulzinho (PSDB) fez um post sobre divisão política e como tudo o que está acontecendo é uma articulação política para as eleições de 2022. Já Rodrigo Guedes (PSC) criticou de forma mais direta as manifestações. Os demais não se posicionaram fazendo posts sobre o feriado da Independência. Nem mesmo o presidente da Casa Legislativa, David Reis (Avante), se posicionou.
Nessa terça-feira, 7, o presidente Bolsonaro (sem partido) colocou em dúvida o sistema eleitoral brasileiro, atacou diretamente o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, bem como o próprio órgão judiciário, governadores e prefeitos que tomaram medidas de combate ao coronavírus.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins