novembro 23, 2024 12:12

RR: Frutuoso recorre ao TCE para suspender exoneração de servidores da Vice-governadoria

Roraima – O vice-governador de Roraima, Frutuoso Lins (MDB), revelou ao O Poder nesta quarta-feira, 8, que irá recorrer ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR), para tentar reverter a exoneração de 27 servidores que estavam lotados na Vice-governadoria. A demissão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 1º de setembro e assinada pelo governador de Roraima, Antonio Denarium (sem partido).

“Nesta quinta-feira, 9, estarei no TCE com o presidente [Manoel Dantas Dias], para levar um ofício em mãos. Estou com meus advogados trabalhando em uma peça jurídica para sanar este erro administrativo”, informou Lins, ao acrescentar que os servidores continuam afastados. Dos 29 funcionários do setor, 27 foram exonerados e os cargos foram remanejados para a Casa Civil.

Retaliação 

A demissão em massa ocorreu 10 dias após o vice-governador se filiar ao MDB, de Teresa Surita e Romero Jucá. Para Lins, a medida foi tomada como forma de retaliação à filiação na sigla que faz oposição à atual gestão. Ele rompeu politicamente com Denarium em 2019, por estar insatisfeito com atuação do governador, que, segundo ele, não se preocupava em resolver as situações do povo e privilegiava, principalmente, os interesses do agronegócio.

Horas depois de tomar conhecimento das exonerações, o vice-governador publicou um vídeo em uma rede social para rebater a atitude do governador. Em um trecho da gravação, ele alega que Denarium não teve consideração com os servidores e que alguns estavam nos cargos desde a gestão passada e outros com problemas de saúde.

“A nomeação e exoneração é um ato privativo do governador. Vou avisar aos órgãos de controle que estarei impossibilitado de cumprir os atos administrativos”, desabafou Frutuoso ao saber das demissões. Foram exonerados os servidores dos cargos de auxiliar, assistente e assessor do gabinete, chefe de divisão, gerente de núcleo, assessor especial, assessor especializado, consultor técnico, além de outras funções.

 

Neidiana Oliveira, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!