abril 17, 2025 13:20

Governo sanciona Lei Complementar das emendas impositivas dos deputados do AM

O governador Wilson Lima (PSC) sancionou a Lei Complementar nº 216, de 8 de setembro de 2021, que dispõe que a execução orçamentário-financeira das emendas parlamentares impositivas, individuais e coletivas, se sujeitará aos princípios da impessoalidade, equidade, proporcionalidade, objetividade, uniformidade e legalidade. A sanção foi publicada no Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE) da última quarta-feira, 8.

Em seu artigo 2.º, a matéria afirma que na programação financeira e cronograma mensal de desembolso, definidos segundo os critérios estabelecidos no art. 5.º desta Lei, serão cumpridas, proporcionalmente, dentre aquelas aptas à execução orçamentária e financeira, emendas parlamentares impositivas de todos os deputados estaduais e bancadas parlamentares, vedada qualquer preterição ou preferência de execução baseadas em fatores vinculados à autoria da emenda parlamentar.

O artigo 5º diz que, ressalvado o disposto no inciso 16 do art. 158 da Constituição Estadual, a programação financeira e o cronograma de desembolso a serem realizados durante a execução orçamentária de cada exercício financeiro deverá viabilizar o pleno cumprimento dos percentuais mínimos a seguir definidos:

I – para as emendas individuais e coletivas que alocarem recursos por meio da transferência com finalidade definida: a) o primeiro terço das emendas no segundo trimestre; b) o segundo terço das emendas no terceiro trimestre; e c) o terceiro terço das emendas no último trimestre;

II – para as emendas individuais que alocarem recursos por meio da transferência especial: a) 50% (cinquenta por cento) das emendas no primeiro semestre; b) 25% (vinte e cinco por cento) das emendas no terceiro trimestre; e c) 25% (vinte e cinco por cento) das emendas no último trimestre.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Últimas Notícias

RR: Calote milionário de Denarium deixa 14 mil alunos sem transporte escolar

Empresários do setor de transporte escolar do estado de Roraima expõem um endividamento generalizado por parte do governador Antonio...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!