Após discussão entre os deputados Sinésio Campos (PT) e Fausto Júnior nesta quarta-feira, 6, durante a votação de projetos no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o presidente da Casa, Roberto Cidade (PV), suspendeu a sessão plenária por 30 minutos para “acalmar” os ânimos.
A polêmica começou quando Fausto Júnior estava secretariando a mesa, lendo os projetos e informou a retirada de pauta da mensagem governamental nº 94/2021, do Projeto de Lei nº 402/2021, que dispõe sobre a transformação da Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (Fuam) em Fundação Hospitalar de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (Fuham). A mudança foi contestada por Sinésio Campos.
O parlamentar questionou a retirada da matéria, que considera importante para a população, e informou que para que o projeto fosse retirado deveria ter sido solicitado pelo presidente, que colocaria em votação no plenário a retirada, após solicitação do líder da base do governo, Felipe Souza, que no momento da votação não estava no plenário.
“O deputado Fausto Júnior é da CCJR se ele tinha algo a acrescentar deveria ter feito no momento em que a matéria estava na comissão. Passou pela CCJR, não apresentou nenhuma emenda e agora apresentou pedido de vista”, alfinetou.
Fausto Júnior se justificou informando que não cometeu quebra de decoro ao pular o item da pauta. “O presidente Roberto Cidade já havia anunciado de público que o item estava retirado de pauta. Quero fazer meu pedido de vista e peço apoio dos colegas que vou votar a favor da matéria e não estou contra. De forma clara e transparente temos que respeitar os dermatologistas que trabalham na instituição que são referência. Declaro de público o meu pedido de vista de antemão trazendo na próxima para a votação”, justificou.
Roberto Cidade acatou o pedido de vista do deputado Fausto Júnior e a matéria deverá ser votada na próxima semana.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Acervo O Poder
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins