dezembro 16, 2025 14:58

Pacientes com deslocamento de retina terão prioridade para fazer cirurgia

Pacientes com deslocamento de retina que estão na fila de urgência do Sistema de Regulação de Consultas e Exames (Sisreg) no Amazonas terão prioridade no procedimento cirúrgico, solicitação de consultas e exames. É o que determina o Projeto de Lei nº 529/2021, que está em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A matéria é de autoria da deputada Mayara Pinheiro (PP).

O artigo 1º do Projeto de Lei afirma que fica assegurado, no âmbito do Estado do Amazonas, a concessão de prioridade no Sisreg para as pessoas diagnosticadas com deslocamento de retina.

De acordo com o inciso 2º, a solicitação de consultas e exames de que trata o parágrafo 1º deverá ocorrer dentro do prazo de 15 dias. Já a cirurgia, segundo o inciso 3º, que trata o parágrafo 1º, deverá ocorrer em até 30 dias.

A lei tem o objetivo evitar que a demora na marcação de exames e cirurgias ocasione a perda da visão em pessoas acometidas com o deslocamento da retina.

A deputada Mayara Pinheiro afirma, em sua justificativa, que o Sisreg é um sistema on-line, criado para o gerenciamento de todo o Complexo Regulatório, indo da rede básica à internação hospitalar, visando a humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos, atuando nas esferas da administração pública Federal, Estadual e Municipal.

“O Complexo Regulador Estadual é o coordenador do acesso aos serviços especializados de saúde, tanto ambulatorial como hospitalar. Ocorre que a demanda é muito grande, fazendo com que, inevitavelmente, consultas e exames, sejam postergados além do limite ideal para a população do Estado. E, infelizmente, as consultas e cirurgias das pessoas com deslocamento de retina, invariavelmente, recaem sobre o conceito de “atendimento eletivo”, levando, muitas vezes, à excessiva demora na realização dessas, o que pode ocasionar, futuramente, a perda da visão do cidadão”,  ressaltou.

A matéria está sendo avaliada pelas comissões permanentes da Aleam e pode ser votada na próxima semana.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

Itamarati, Japurá e Atalaia do Norte são os grandes da alfabetização 2025

Dos 13 municípios do Amazonas menores em população, três figuram entre as cidades com os maiores índices de alfabetização...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!