Ao menos quatro candidatos disputarão a Prefeitura de Tefé, cidade distante a 522 quilômetros de Manaus, considerada o quinto maior colégio eleitoral do interior do Estado, conforme informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), com 44,5 mil eleitores.
Entre os pré-candidatos, Normando Bessa (PP) busca a reeleição para para mais 4 anos de mandato. Nas eleições de 2018, o atual prefeito de Tefé conseguiu o feito de ajudar a eleger o irmão, Carlinhos Bessa (PP), em uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), com 16,1 mil votos.
Atualmente, conforme informações levantadas nos bastidores da política, Normando Bessa conseguiu apoio de três partidos: Democratas, PSDB e PT, para seu projeto de reeleição em Tefé. Em 2016, ele foi eleito com 9,6 mil votos.
Irregularidade
Em junho deste ano, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), suspendeu, por indícios de irregularidades, um procedimento licitatório com o objetivo de contratar uma empresa especializada para asfaltar as ruas de Tefé.
A medida cautelar foi concedida pelo conselheiro Érico Desterro, que é conselheiro das contas de Tefé. A ação foi promovida pela empresa Compasso Construção, Terraplanagem e Pavimentação Ltda, contra o prefeito Normando.
Judicial
Atendendo a pedido do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), o Juízo da Comarca de Tefé concedeu liminar no mês de agosto, determinando ao prefeito Normando Bessa que providencie os serviços de recuperação do sistema viário da cidade.
A decisão proferida na ACP 0000518-79.2018.8.04.7500 que foi proposta pela titular da 1ª Promotoria de Justiça de Tefé, Marina Campos Maciel, em razão da precariedade das ruas do município.
Nepotismo
Em novembro de 2019, ao ser acionado, o MP, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tefé, informou que estaria analisando uma denúncia de possível prática de nepotismo na prefeitura de Tefé. No dia 5 de novembro do referido ano, o prefeito publicou nomeação de Estênio Meireles de Sá, ao cargo de subsecretário de administração, que seria irmão de Normando. No mês de setembro o MP já havia recomendado exoneração de servidores por suspeita de nepotismo.
Concorrente
Normando Bessa tem como principal concorrente, o empresário Nicson Marreira (PTB), que foi seu adversário no pleito de 2016, ficando em segundo lugar, com 9,1 mil votos. A diferença de votos foi de 410 do primeiro colocado.
Por sua vez, Nicson Marreira conseguiu apoio de ao menos dois partidos, o MDB do senador Eduardo Braga e Avante, o ex-deputado estadual David Almeida, informações de bastidores dão conta de que um outro partido que deve fechar aliança com o empresário é o PDT, do ex-deputado federal Hissa Abrahão.
Outro candidato que busca o comando da prefeitura de Tefé, é o pastor Sinderley Alfaia (PSL). Com um discurso ‘conservador’ e com postagens nas redes sociais exaltando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o religioso busca vencer as eleições com a força do discurso de direita.
Pelo Solidariedade, do deputado federal Bosco Saraiva, a pré-candidata Norma Pantoja entrou na disputa eleitoral em Tefé. Nas redes sociais, é possível verificar que Norma tem uma longa estrada de apoios à candidatos durante eleições. Dentre elas, recentemente com apoio a candidatura de Wilson Lima (PSC), também do ex-governador José Melo (Pros) – cassado por compra de voto nas eleições de 2016 e preso durante operação ‘Maus Caminhos’ – , assim como de Amazonino Mendes (Podemos) e Omar Aziz (PSD).
Norma Pantoja também levanta a bandeira da direita, com apoio ao presidente Jair Bolsonaro.
Enfrentamento
A taxa de mortalidade infantil média na cidade é de 18,7 mil para mil nascidos vivos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As internações devido a diarreias são de 1,6 mil para cada mil habitantes, o grande número está relacionado à falta de saneamento básico.
Conforme o IBGE, Tefé apresenta 30.9% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 46.8% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 21.1% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio).
Quando comparado com os outros municípios do Estado, fica na posição 5 de 62, 28 de 62 e 11 de 62, respectivamente. Já quando comparado a outras cidades do Brasil, sua posição é 3067 de 5570, 4249 de 5570 e 1775 de 5570, respectivamente.
Outro grande problema enfrentado em Tefé, tem relação com o fornecimento de de energia elétrica, em certo períodos, é registrado o racionamento de energia, principalmente no verão, quando aumenta o consumo.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Montagem