O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desenvolveu uma ferramenta que permite a consulta de candidaturas registradas em todo o Brasil para as eleições municipais deste ano, nomeado como DivulgaCandContas, o sistema pode ser acessado clicando aqui.
A plataforma mostra as candidaturas por município e cargo, o acesso a informações detalhadas sobre a situação dos candidatos que pediram registro de candidatura, bem como todos os dados declarados à Justiça Eleitoral, inclusive informações relativas às prestações de contas dos concorrentes.
Além disso, os dados são atualizados constantemente pela Justiça Eleitoral, por estado e nacionalmente, conforme a oficialização do registro de candidaturas para o pleito de novembro.
Consultas
Para realizar o acesso, basta clicar na unidade da Federação no mapa ou a sigla do estado a ser consultado. Na página inicial, pode-se encontrar o número total de candidaturas e os candidatos por cargo (prefeito, vice-prefeito e vereador), já na aba do país, é possível filtrar a pesquisa clicando na unidade da Federação e depois no cargo desejado, onde mostrará a lista dos políticos que disputam o pleito.
Após selecionar o nome do candidato, será informado o seu número, partido, composição da coligação que o apoia (se for o caso), nome que usará na urna, grau de instrução, ocupação, site do candidato, limite de gasto de campanha, proposta de governo, descrição e valores dos bens que possui, além de eventuais registros criminais.
O sistema também mostra a situação do registro do candidato, além do tipo de eleição à qual ele está concorrendo e um guia sobre os termos usados para definir a situação dele perante a Justiça Eleitoral.
Prestação de contas
A ferramenta informa também dados referentes às prestações de contas dos candidatos das eleições 2020. Permitindo ao usuário pesquisar as receitas dos concorrentes por doadores e fornecedores e acessar a relação dos maiores doadores e fornecedores de bens e/ou serviços a candidatos e partidos políticos.
Também é possível pesquisar os limites de gastos por unidade da Federação, município e cargo, bem como as sobras e as dívidas de campanha por candidato e direção partidária.
Conteúdo: TSE
Foto: Reprodução