novembro 25, 2024 09:31

Fim do racionamento de energia em Humaitá é cobrado pelos deputados na Aleam

Os constantes apagões de energia ocorridos em Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus) foram denunciados nesta terça-feira, 10, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), pelo presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, deputado João Luiz (Republicanos). Os apagões resultaram em racionamento na cidade nos últimos 30 dias pela Produtora Independente de Energia (PIE), contratada pela Amazonas Energia.

“Precisamos unir forças em relação ao município de Humaitá. Chega ao nosso conhecimento que o município vem passando por racionamento de energia e imaginem a dificuldade que tem o Hospital Regional de Humaitá para a instalação de um tomógrafo com uma energia péssima. As comunidades rurais têm mais horas sem energia do que com energia. A população não aguenta mais a escassez de energia e os maus tratos. Vamos notificar a empresa pela Comissão de Defesa do Consumidor”, alfinetou.

Na esteira do colega, o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil), também se manifestou na tribuna sobre a questão caótica da energia em Humaitá. Ele citou, ainda, que um gerador de energia aqueceu e quase queimou na localidade, o que dificultaria ainda mais o atendimento a população.

“A cidade está há mais de um mês no racionamento. Nós temos uma CPI da Amazonas Energia em andamento e acredito que é necessário cobrar a melhora no atendimento pois aumentou o valor da tarifa e piorou os serviços. Nas comunidades as pessoas estão sofrendo pela falta de energia. Irei me unir à vossa excelência e irei fazer um requerimento porque estou sendo cobrado pelas lideranças e o prefeito Dedei Lobo. Temos que cobrar que solucionem logo o problema da energia e mandem um gerador novo para Humaitá”, afirmou.

Dermilson Chagas (Republicanos) afirmou que, no caso de Humaitá, quem está atuando é uma Produtora Independente de Energia terceirizada. “Ela produz a energia e joga no sistema, e a distribuidora é a Amazonas Energia. Como é uma produtora independente, a informação que e tive é que a Amazonas Energia está procurando substituir aquele gerador”, ressaltou.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

Últimas Notícias

Ministério de Aeroportos devolve administração do aeroclube

O Ministério de Portos e Aeroportos devolveu a administração do Aeroclube do Amazonas. A decisão está publicada no Diário...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!